Sociedade

Alunos de Design vão criar “imagem de marca” para a Freguesia de Alvor

Fotos|Filipe da Palma
Fotos|Filipe da Palma
A Junta de Freguesia de Alvor desafiou o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Portimão através da Licenciatura de Design de Comunicação a desenvolver um projeto para a criação de uma nova marca para a Vila de Alvor.

 
A mesma entidade fundamenta a sua escolha porque, “a área de design é potenciadora de diferentes soluções criativas que podem responder de uma forma integrada a desafios mais centrados nas pessoas, nas experiências e nos serviços”. Ao mesmo tempo, foi identificada a necessidade de não só pensar-se na marca Alvor, mas também na experiência/vivência do território Alvor. Desta forma, articulando o trabalho já desenvolvido pelo A-LAB (Laboratório de Arquitetura - Alvor) em conjunto com a Junta de Freguesia, “os alunos de design irão imergir no território para uma semana intensiva de projeto, onde irão aplicar um processo criativo em co-participação para identificar a Marca Alvor”.
 
A iniciativa intitulada “D-Projet- Marca Alvor” irá decorrer de 20 a 24 de janeiro, entre as 15h00 e as 23h00 nas instalações da Junta de Freguesia de Alvor onde os alunos irão implementar o processo de Design Participativo, interagindo com a comunidade para a identificação dos principais ativos materiais e imateriais do território.
 
A Junta de Freguesia adianta ainda que, “durante esta semana será natural encontrar os alunos de Design do ISMAT que terão estímulos de diálogo e muita vontade de ouvir ativamente os cidadãos". Para isso irão percorrer algumas zonas da Vila para conhecer a comunidade, a sua história, o dia a dia, os contextos, entre outros aspetos.
 
No dia 24 de janeiro, os alunos de Design terão de apresentar a sua ideia criativa e holística para a Marca Alvor, perante um júri representativo da vila e do município. O projeto vencedor será apresentado no mês de março, no âmbito do aniversário da Vila e onde será entregue o prémio ao grupo de alunos responsáveis pela proposta vencedora.
 
Este projeto conta com a participação de todos, porque a Marca Alvor é “de” e “para” as pessoas de Alvor e para quem lá passa e quer voltar, sustenta a mesma edilidade.