Sociedade

Alunos de Olhão estiveram na Roménia no âmbito do Projeto Erasmus+

 
Em comunicado, o docente Óscar Ribeiro do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, deu a conhecer uma iniciativa do Projeto Erasmus+ que decorreu entre 5 e 9 de novembro.

 
Tratou-se da primeira mobilidade de alunos do A.E. Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão, inserida no Projeto Erasmus+ "Campus Stellae for Europe", à cidade de Bacau, na Roménia.
 
Segundo o mesmo docente, o Projeto tem como países parceiros Espanha, Roménia, Eslovénia e Portugal, tendo «o nosso Agrupamento sido representado pelos alunos Carolina Pires (10º F), Constança Guerreiro (10º E), Ricardo Santos (10º F) e Henrique Santos (11º A)».
 
O Projeto tem como objetivo «construir uma identidade europeia comum» a partir do Caminho de Santiago. Desde o início do século IX que Santiago de Compostela se tornou num dos mais importantes pontos de peregrinação da Europa, tendo o caminho de Santiago acolhido milhares de peregrinos que percorreram diferentes rotas europeias.
 
O mesmo docente realça que, durante a mobilidade à Roménia, os alunos apresentaram uma comunicação, em língua inglesa, sobre a caracterização geográfica e sociocultural de Portugal, da região do Algarve e do concelho de Olhão, «fruto da interdisciplinaridade curricular».
 
Os alunos que foram acompanhados pelos professores Leonor Faustino e Óscar Ribeiro, tiveram ainda a oportunidade de conhecer novos lugares da Europa, «de tomar contacto com outras culturas e sistemas de ensino, de adquirir mais conhecimentos e competências sobre qualidade de vida e bem-estar e desenvolver competências ao nível da língua inglesa e de cidadania participada», sublinhou.