Ambiente

Alunos de Olhão participam na Semana da Ria Formosa

 
Olhão acolhe até 20 de abril, a 7.ª edição da Semana da Ria Formosa, promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, com a colaboração de vários parceiros, entre eles o Município de Olhão.

Esta semana é dedicada à sensibilização ambiental nos concelhos abrangidos pelo PNRF, visando a partilha pedagógica de experiências com a comunidade local e visitantes e, em simultâneo, o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais desta importante zona húmida e a sua biodiversidade, onde impulsiona várias atividades económicas, tais como o turismo, o desporto, a pesca, a produção de sal e o marisco.
 
 
No Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), onde decorre o evento, o “Circuito Natureza Divertida”, o Município de Olhão desafia os alunos das turmas de 6.º ano de todas as escolas do concelho a participarem num pedipaper. O percurso, composto por seis postos, conta com uma equipa técnica para desenvolver ações com os alunos que, no final, recebem uma peça de um puzzle, que será depois montado na escola.
 
O “Circuito Natureza Divertida” conta com a colaboração do RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, o que permite às crianças ajudarem a devolver à natureza gaivotas que estiveram a recuperar no centro; o Museu Municipal também participa, mostrando o património cultural do concelho e, por fim, os alunos têm ainda acesso a uma sessão de cinema, onde podem ver o filme “Cavalos de Guerra”, de João Rodrigues, explica nota da Câmara de Olhão.