O Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalado a 2 de fevereiro, foi celebrado pela Associação Teia D'Impulsos, com a ação Arade Azul.
A associação explica em nota divulgada, que convidou as turmas do 5.º B e C das escolas Júdice Fialho e Eng. Nuno Mergulhão, de Portimão, para se juntarem à causa junto à ria de Alvor. Nos dias 2 e 4 de fevereiro, ambas as escolas tiveram a oportunidade de descobrir mais acerca da temática, através de jogos didáticos, e de ajudar na limpeza costeira da zona tendo em vista a preservação daquela zona húmida.
Munidas de máscaras, luvas, sacos de lixo, camaroeiros e pás, as crianças tomaram conta do areal junto à ria de Alvor e iniciaram os seus trabalhos. «Divididas em pequenos grupos, cada elemento ficou responsável por um saco para determinado tipo de resíduos, outro por uma garrafa onde depositar as beatas de cigarros, e uma das crianças levava consigo uma tabela de registo onde anotar os materiais encontrados», lê-se na mesma nota.
Nos dois dias de trabalhos, participaram 62 crianças, que conseguiram recolher um total de 150 kg de resíduos na praia, entre 1.013 unidades de plástico, 674 unidades de outros materiais como beatas e 279 unidades de papel e cartão.
A iniciativa contou com o apoio da Docapesca, que acompanhou as atividades e ofereceu brindes às crianças, da empresa municipal - EMARP que procedeu à recolha e separação dos resíduos encontrados, da Junta de Freguesia de Alvor e do Município de Portimão.