Nota do Município explica que a exposição resulta de um processo pedagógico centrado na reinterpretação da obra do ilustrador português Bernardo Marques (1898–1962), figura de referência da ilustração do início do século XX, "permitindo aos alunos analisar, compreender e dialogar com a obra original, sem recorrer à cópia como fim, mas antes como ponto de partida para o desenvolvimento de uma linguagem pessoal".
Cada trabalho integra pelo menos uma nova personagem, criada pelos alunos com vestuário contemporâneo, estabelecendo um diálogo entre a estética do início do século XX e a atualidade. Sempre que necessário, os cenários foram imaginados ou prolongados criativamente.
A autarquia sublinha que todo o processo respeitou critérios éticos e legais, "assumindo-se como um exercício de estudo, homenagem e criação artística, sem qualquer intenção de apropriação indevida".
A exposição convida o público a conhecer o olhar e a sensibilidade artística dos jovens criadores da Escola Secundária de Silves.