Sociedade

Alunos de VRSA ficaram a saber que 40% dos jovens não brincam na rua

O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António, organizou entre os dias 6 e 10 de fevereiro uma atividade transfronteiriça do projeto Erasmus+ "Let´s Play Outside".

PUB
 
O projeto envolve cinco países: Portugal (Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António), Itália, Letónia, Roménia e Turquia e surgiu depois de um dos parceiros ter realizado um estudo que concluiu que 40% dos jovens não brincam na rua nenhuma hora do dia, situação que leva, segundo o mesmo estudo, a que os jovens de hoje sejam mais introvertidos, apresentem problemas de obesidade e manifestem vários problemas de socialização. 
 
O projeto assenta em quatro pilares, nomeadamente: diminuir e/ou otimizar o uso do computador, tablet e smarphone; fazer os alunos saírem de suas casas para praticar atividade física e/ou cultural; melhorar os resultados escolares e melhorar o nível de inglês, tudo isto através de uma cooperação entre diferentes países e culturas.
 
Durante cinco dias alunos e professores, disfrutaram de um vasto programa, com o intuito de ficarem a conhecer a história a região o concelho a cultura e a gastronomia.
 
Durante este período os parceiros do projeto visitaram Vila Real de Santo António, Castro Marim e Mértola, tendo realizado jogos tradicionais, arborismo, peddy-papper, golfe, entre muitas outras atividades. 
 
Fizeram um passeio de barco que possibilitou uma visão diferente da cidade e ainda provaram a gastronomia local.
 
O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António agradece a todos os parceiros envolvidos, nomeadamente: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Câmara Municipal de Castro Marim, Associação Cultural de Vila Real de Santo António, Padel Clube de Vila Real de Santo António, Associação Naval do Guadiana, Castro Marim Golfe e Aparthotel Calema. 
 
Algarve Primeiro