Desde o primeiro dia de (re)início das aulas presenciais para os alunos dos 11º e 12º de escolaridade, 18 de maio, que o Município de Aljezur assegura a deslocação diária de todos os alunos do concelho desde a sua residência até às portas dos estabelecimentos de ensino em Lagos.
Em nota de imprensa, o Município informa que toda esta operação envolvendo uma média de oito deslocações diárias Odeceixe – Lagos - Odeceixe, "foi desenhada em condições extraordinárias", já que os serviços do Município apenas tiveram acesso aos horários e lista de alunos a meio do dia de sexta-feira, que antecedeu o reinício das aulas. De imediato foram estabelecidos contactos com a EVA – operador que normalmente efetua o transporte intermunicipal destes alunos, e que se encontra atualmente em serviços mínimos, de modo a tentar ajustar esses serviços, complementando a rede de transportes municipais mobilizados.
A autarquia reconhece na mesma publicação que, “fruto desse esforço e da flexibilidade demonstrado pelo operador”, conjugado com os recursos municipais foi possível desenhar uma rede, que para alem dos trajetos Odeceixe – Lagos – Odeceixe, envolve ainda um conjunto adicional de circuitos intramunicipais, para transporte dos alunos de e até às suas residências, percorrendo-se diariamente cerca de 700 Km, com recurso a múltiplas viaturas.
A mesma fonte sublinha que, em todo este processo “esteve sempre em primeiro lugar o rigoroso cumprimento de todas as normas e recomendações da Direcção-Geral de Saúde”, quer no que se refere à lotação, afastamento e desinfeção de viaturas, de modo a assegurar todas as medidas de higiene e segurança quer dos alunos quer dos trabalhadores municipais.
Refira-se que todos estes transportes, incluindo os da EVA, são assegurados gratuitamente pelo Município de Aljezur a todos os alunos, conclui.
Susana Brito