Sociedade

Alunos do 1º ciclo de Lagos vão ter iniciação aos percursos na natureza e à patinagem

A Câmara Municipal de Lagos vai dar continuidade, no presente ao letivo, ao projeto de Expressão e Educação Físico-Motora do 1.º Ciclo (EEFM).

PUB
O protocolo de colaboração a celebrar com os clubes desportivos locais, visando a cooperação de recursos humanos, logísticos e financeiros necessários à implementação do projeto junto das turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi aprovado na última reunião do executivo lacobrigense.
 
Em nota de imprensa, a autarquia faz saber que, este ano, devido à situação de crise de saúde pública, o município decidiu ajustar o projeto, substituindo a adaptação ao meio aquático" pelos percursos na natureza, área que está igualmente prevista no programa da EEFM e apresenta como vantagem o facto de se realizar ao ar livre, permitindo simultaneamente potenciar a utilização dos percursos pedestres que o concelho dispõe e que se encontram marcados na cidade, na Ponta da Piedade e na Mata de Barão de São João.
 
As aulas de patinagem, destinadas a todas as turmas do 1.º ciclo (do 1.º ao 4.º ano), serão desenvolvidas no espaço desportivo das escolas e culminam com uma atividade no exterior do recinto escolar. O objetivo é que cada aluno consiga «escolher e realizar habilidades apropriadas em percursos na natureza, de acordo com as características do terreno e sinais de orientação, colaborando com os colegas e respeitando as regras de segurança e preservação do ambiente».
 
Refere a mesma nota do município que, seis turmas do 4.º ano (sendo três de cada agrupamento) terão igualmente a oportunidade de receber aulas de patinagem na natureza, neste caso ministradas por um professor do agrupamento de Escolas Júlio Dantas.
 
Com este projeto o município pretende «continuar a promover a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis por parte dos alunos, melhorando a quantidade e qualidade de atividade física e desportiva praticada». A EEFM é uma disciplina curricular e obrigatória em todos os anos de escolaridade no 1.º ciclo e, em conjunto com outras áreas, «contribui para o desenvolvimento global da criança», assumindo particular importância na aquisição de destreza motoras, hábitos e atitudes indispensáveis para uma vida ativa, conclui a mesma nota.