Sociedade

Alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta removem chorão-das-praias no sistema dunar de Alvor

Entre esta segunda-feira, 3 de fevereiro, e o próximo dia 5, os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas da Bemposta estarão nas dunas de Alvor a remover chorão-das-praias, como forma de celebrar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se celebrou no domingo, 2 de fevereiro.

PUB
 
Esta iniciativa, organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Portimão e Agrupamento de Escolas da Bemposta, realiza-se pelo 4º ano consecutivo e junta professores e alunos da EBS da Bemposta (cinco turmas), EB 2,3 D. João II, de Alvor (duas turmas) e EB José Sobral, da Mexilhoeira Grande (duas turmas).
 
Repartidas pelas manhãs de 3, 4 e 5 de fevereiro, as nove turmas darão continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, removendo esta espécie exótica, com origem na África do Sul, e que em Portugal tem comportamento invasor, refere nota da autarquia.
 
A mesma fonte avança que o chorão-das-pais foi introduzido em Portugal para fins ornamentais e, mais tarde, para fixar taludes e dunas. A sua capacidade de propagação e vigoroso crescimento vegetativo facilitou a colonização de vastas áreas, formando, nalguns locais, tapetes contínuos que impedem o crescimento e a sobrevivência da vegetação nativa.