Sociedade

Alunos e professores de Olhão foram à Dinamarca no âmbito do projeto Erasmus+

Escola Paula Nogueira
Escola Paula Nogueira  
Na última mobilidade com alunos do projeto, que se realizou na escola dinamarquesa, em Odense, alem do contacto com a realidade da comunidade escolar, também permitiu a tomada de consciencialização sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

 
Segundo o Coordenador do projeto, Prof. Paulo Quitério, o Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira participa no “Crossing Borders”, pertencente ao Programa Erasmus +, Ação-Chave 2, constituído por 8 parceiros escolares (Bulgária, Dinamarca, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia), coordenado pela Escola “Hunderupskolen” de Odense, Dinamarca, permitindo a possibilidade de participar em atividades relacionadas com a inclusão social e ambiente.
 
Promovendo a superação dos próprios limites e desenvolvimento pessoal através da comunicação com os outros, da empatia, da aceitação da identidade, da cidadania, da religião e das tradições, “pretende-se o cruzamento real das fronteiras, através do desenvolvimento de atividades dentro do projeto em conjunto com os outros parceiros”.
 
Os 8 parceiros envolvidos, abordaram e debateram esses objetivos: 
 
Os alunos portugueses destacaram 5 objetivos/preocupações: Objetivo 1 – Não à pobreza; Objetivo 3 – Alimentação saudável e Bem-estar; Objetivo 4: Qualidade da educação; Objetivo 10 - Redução das desigualdades e por fim Objetivo 14 - Vida aquática e sua poluição, tema este bastante atual sobre a problemática da poluição dos mares com plástico.
 
Na cidade de Odense, terra natal de Hans Christian Andersen, a comitiva portuguesa teve a oportunidade de percorrer os lugares que o conhecido escritor de histórias infantis frequentou no início do século XIX. Parques da cidade e o jardim zoológico foram também locais de visita onde os grupos partilharam experiências pessoais através de “jogos de descoberta” e de atividade de integração social. Também tiveram a oportunidade de visitar a zona histórica de Copenhaga.