Alunos do Clube das Ciências da Terra e do Espaço da Escola Secundária de Loulé foram distinguidos com o 1º lugar do Prémio Maria do Carmo Fonseca no decurso da XIV edição do Congresso Nacional "Cientistas em Ação".
Segundo explica Hélder Pereira, Coordenador do Clube Ciência Viva na Escola Secundária de Loulé, o XIV Congresso Nacional Cientistas em Ação, promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, decorreu nos dias 2, 3 e 4 de maio, com alunos dos ensinos básico e secundário a apresentarem projetos científicos e a partilharem ideias.
O projeto intitulado “Viagem a um Algarve tropical”, apresentado pelos alunos Leonor Guerreiro, Gonçalo Mendes, Roberto Rosa e Rodrigo Costa, orientados e acompanhados pelo professor Hélder Pereira, foi considerado o melhor trabalho desenvolvido por alunos do ensino secundário.
O trabalho de iniciação à investigação científica desenvolvido pelos alunos, ao longo dos últimos dois anos letivos, permitiu estudar fósseis de espécies típicas de águas quentes e concluir que, há cerca de 15 a 10 milhões anos, a costa da região algarvia seria banhada por águas mais quentes do que as atuais com temperaturas semelhantes às encontradas hoje em dia nas regiões tropicais.
O evento contou com a participação de cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário, de 24 escolas do país, tendo sido apresentados 73 trabalhos perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico.