Nota enviada do Município de Portimão, ao Algarve Primeiro adianta que, ao longo do dia 21 de dezembro, o Centro Interpretativo estará aberto entre as 10h00 e as 17h00 com iniciativas dirigidas a vários públicos e o Centro de Convívio da Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º de Dezembro (ACRA) e outros elementos da população promovem, entre as 10h00 e as 16h00, um Mercadinho de Natal na lota, com vista a dar a conhecer o projeto “Mãos que costuram histórias”.
No mesmo período, das 10h00 às 13h00, em frente ao CISA, vão decorrer jogos tradicionais e atividades desportivas para as crianças, incluindo uma gincana de bicicletas com o apoio do Tic Tac Bike Tour.
À tarde, pelas 14h30, realiza-se a oficina “Aprende a fazer um nó de pinha e constrói o teu porta-chaves”, orientada por José Luís Fernandes, mediante inscrição prévia através do endereço de email ([email protected] ou telefone 961891952), numa atividade limitada a 10 participantes.
Num espaço que pretende manter vivas as artes e saberes ligadas ao mar, está ainda prevista, às 15h30, uma visita guiada ao Centro Interpretativo, acompanhada de uma conversa e demonstração com o marítimo Paulo Pascoal sobre o aparelho de anzol, uma arte de pesca tradicional.
Ao final da tarde, às 16h30, a comunidade está convidada para desfrutar de um bolo de aniversário. O programa encerra com a interpretação de músicas de Natal pelo Centro de Convívio da ACRA.
A autarquia lembra que, um ano após a inauguração do CISA, em 2024, este equipamento cultural foi distinguido com o Prémio Silletto, atribuído pelo European Museum of the Year Awards (EMYA), um galardão que reconhece o trabalho exemplar na integração da comunidade e na afirmação da identidade local.
Inaugurado no dia 16 de dezembro, o Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor resulta da reabilitação do edifício que outrora acolhia a Estação do Instituto de Socorros a Náufragos. A intervenção foi concretizada com o apoio do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, através do PADRE. É um projeto assumido pela Câmara Municipal de Portimão, através do Museu, com a colaboração da Junta de Freguesia de Alvor, para criar e dinamizar um núcleo museológico dedicado à história do salva-vidas e de todas as vertentes culturais e sociais ligadas à atividade piscatória.