Economia

AMAL confirma aumento de 25% na procura de transportes públicos

 
O número de passes sociais vendidos nos transportes públicos do Algarve aumentou 25% de abril para junho, resultado que para a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, "superam as expectativas criadas" com a entrada em vigor dos novos tarifários, que passaram a ter um valor máximo de 40€, numa medida introduzida pela AMAL.

 
De acordo com a mesma entidade, em junho foram vendidos perto de 5.700 passes, um aumento de cerca de 1.200 títulos em relação a abril, registando-se uma subida da procura quer no transporte rodoviário quer no ferroviário.
 
Em comunicado, a AMAL lembra que a redução de preços começou a ser aplicada a 1 de maio, com a execução do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos, e neste momento os passes têm um valor entre os 14 e os 40 euros, sendo que na ferrovia há casos em que a redução foi de cerca de 80%. Está já prevista uma terceira fase, a arrancar em setembro, com a redução adicional de 20% nos passes escolares, que já eram subsidiados pelos municípios em taxas médias de 50% e vão passar a beneficiar de mais esta redução de 20%.
 
Estes novos preços foram obtidos através de verbas do Fundo Ambiental e das autarquias. A AMAL contribui com cerca de 1 milhão de euros por parte do Fundo Ambiental, o que representa cerca de 97,5% do montante global, sendo os restantes 2,5% assegurados pelos municípios.
 
Outra das apostas da AMAL passa pela introdução de um passe intermodal, tendo já sido aprovada a elaboração do estudo para se decidir o modelo a aplicar, e melhorar a qualidade da mobilidade na região algarvia.