Mais de 13 mil quilómetros percorridos colocam a equipa Algarve no segundo lugar do terceiro grupo do desafio europeu, que colocou milhares de cidadãos a pedalar pelas estradas da Europa.
O European Cycling Challenge 2015 (ECC 2015) terminou este domingo, dia 31 de maio, e a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL congratula a equipa algarvia pelos bons resultados.
Com 294 ciclistas urbanos o Algarve destacou-se na 4.ª edição de um evento que procura promover a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte nas deslocações habituais do quotidiano.
A concretização do ECC 2015 permite, através da aplicação móvel associada à iniciativa, fazer um levantamento dos caminhos e percursos preferidos dos adeptos das duas rodas, com o intuito de avaliar as condições oferecidas pelos mesmos e de definir prioridades de investimento para o futuro.
Este desafio serviu ainda para despertar a opinião pública para as lacunas existentes no quadro legislativo do país sobre a utilização da bicicleta enquanto um dos principais meios de transporte nas cidades e nas regiões da Europa, de forma a contornar obstáculos e a melhor adaptar o território para a circulação deste veículo, amigo do ambiente e sinónimo de um estilo de vida saudável.
A AMAL, enquanto dinamizadora do projeto no Algarve, salienta a prestação muito positiva da equipa algarvia sobretudo tendo em conta o panorama da região, em que somente 1% das deslocações diárias se realiza de bicicleta. A aceitação da comunidade algarvia foi bastante satisfatória, com mais de 70 atividades organizadas no âmbito da participação da equipa Algarve, num programa dinâmico e diversificado para 31 dias de competição.
Após o término da competição que colocou a equipa algarvia à frente de cidades como Barcelona e Bristol, a AMAL irá, juntamente com os parceiros desta iniciativa, proceder à avaliação da 4.ª edição do desafio. Os resultados deverão ser apresentados no final do mês de junho.
O ECC 2015 foi promovido na região algarvia pela AMAL numa colaboração com os municípios, o Comando Territorial do Distrito de Faro da GNR, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, os Comboios de Portugal, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Algarve, a Inframoura, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e diversas associações e grupos informais de cidadãos.