A Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL participou, recentemente, no webinar internacional "Municípios Sustentáveis: Alterações Climáticas, Produção e Consumos Responsáveis", no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça ACCIONAD-ODS (Capacitação de Atores Locais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Em comunicado, a comunidade intermunicipal do Algarve faz saber que, no âmbito da Agenda 2030, os municípios e entidades/associações locais «são entendidos como atores-chave» para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Nesse sentido, a AMAL foi convidada para participar neste webinar, uma vez que os 16 municípios da região assumiram o tema das Alterações Climáticas como central nas suas estratégias de desenvolvimento territorial.
O mesmo comunicado lembra ainda que, a AMAL está empenhada na promoção de uma estratégia regional concertada, através do PIAAC – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve, concluído em junho de 2019 e que foi o primeiro plano em torno desta temática, a nível nacional, a ser apresentado por uma Comunidade Intermunicipal.
Depois da apresentação do PIAAC, o Primeiro Secretário da AMAL, Brandão Pires, deu a conhecer algumas das iniciativas, nesta área, em que esta Comunidade Intermunicipal está envolvida, nomeadamente a articulação, com os municípios e outros parceiros da região, na elaboração das bases do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve apresentado, formalmente, em setembro.
Por outro lado, na qualidade de entidade promotora do PIAAC, a AMAL formalizou uma candidatura ao EEA Grants, em parceria com a RTA e a entidade norueguesa The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS), para a implementação do PIAAC-AMAL, ao nível da gestão, capacitação e comunicação. O projeto foi aprovado no passado dia 23 de novembro.
Refere a mesma publicação que, neste webinar, que contou com diversos oradores, foi possível conhecer as boas práticas que estão a ser implementadas em municípios da Andaluzia, Estremadura, Alentejo e Algarve.