Ambiente

AMAL procura soluções para os desafios dos resíduos numa visita técnica à Dinamarca

Foto - Depositphotos  
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o sistema dinamarquês de gestão e valorização de resíduos, incidindo em soluções tecnológicas, modelos operacionais e mecanismos de articulação entre municípios, indústria, operadores e entidades públicas, a AMAL e o H2O & Sustainability Innovation Hub® promovem uma visita técnica à Dinamarca nos próximos dias 5 e 6 de outubro.

PUB

A delegação contará com as presenças da ministra do Ambiente e Energia, do secretário de Estado do Ambiente, do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de autarcas algarvios e de representantes de entidades do setor. 

Segundo informa a AMAL, a deslocação à Dinamarca surge num contexto em que a gestão de resíduos coloca vários desafios relacionados com a transição para modelos mais eficientes e circulares. Está também prevista, entre outros momentos, uma visita à ARC - Amager Bakke, uma infraestrutura de referência na gestão e valorização de resíduos, localizada em Copenhaga. 

O presidente da AMAL, António Pina, sublinha que: "A gestão de resíduos é uma questão que preocupa bastante a Comunidade Intermunicipal, os autarcas algarvios, e para a qual temos vindo a alertar. Como é sabido, a capacidade dos aterros do Algarve está a chegar ao limite, colocando desafios a toda a região e setores de atividade, e é, por isso, urgente e crucial encontrar respostas. O contacto com a realidade dinamarquesa, considerada como um modelo internacional de referência e boas práticas, permitirá identificar soluções inovadoras em toda a cadeia de valor da gestão de resíduos".