Sociedade

AMAL promove estudo que vai definir visão da região nas áreas da cultura e da criatividade

“Cultura Algarve 2030 – Aspirações e visões de futuro” é este o mote do estudo, que resulta de uma colaboração entre a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve e o CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, que deverá ficar concluído até ao final do verão deste ano.

PUB
Segundo refere a AMAL em comunicado, trata-se de um trabalho de auscultação do território (municípios, agentes culturais e outras entidades e organizações relevantes neste contexto) que vai permitir «agregar aspirações e visões de futuro e congregá-las para a cultura no Algarve na próxima década». Durante os próximos meses, a AMAL, em estreita parceria com a Faro 2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve, vai assim promover algumas iniciativas, como conferências e sessões de debate abertas ao público, que permitam discutir temáticas específicas ligadas a esta área.
 
Para a AMAL, além de ser um documento que assume uma linha orientadora, também poderá ser um contributo importante para o enquadramento de políticas públicas com vista a obtenção de financiamento comunitário no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027).
 
O resultado final do trabalho deve contemplar o levantamento das culturas que conformam a cultura do Algarve, a análise dos dados e prognóstico da atual situação e prospetivas e ideias para a viabilização de projetos e apontamentos para o futuro da cultura na região.