Sociedade

AMAL:Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas vai sensibilizar para a mudança de comportamentos

A AMAL confirmou em comunicado que está a operacionalizar a execução do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) ao nível da capacitação e comunicação, tendo já submetido uma candidatura ao EEA Grants, através do projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change.

PUB
 
A entidade explica que o EEA Grants, é um mecanismo financeiro plurianual através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, como é o caso de Portugal.
 
Para potenciar o trabalho até aqui realizado, a AMAL submeteu uma candidatura no âmbito do projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change, cuja principal missão é alterar comportamentos, "gradual e progressivamente", de forma a melhorar a capacidade de adaptação da população às alterações climáticas.
 
Através do AwK, a AMAL propõe capacitar equipas técnicas municipais para a implementação de estratégias além de envolver a sociedade nos desafios ambientais que se colocam atualmente. Ou seja, "estimular a ação individual e coletiva, ao informar e consciencializar cidadãos, comunidades e turistas sobre as consequências das alterações climáticas previstas no Algarve, sensibilizando-os para a necessidade de mudanças de comportamentos".
 
O projeto AwK vai decorrer de julho de 2020 a junho de 2022, sendo parceiros da AMAL a Região de Turismo do Algarve (RTA) e The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS).
 
Ainda no âmbito da execução do PIAAC, a Comunidade Intermunicipal do Algarve lembra que também é uma das entidades que integra o grupo de trabalho para a elaboração do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, cujo principal objetivo passa por criar estratégias para otimizar o consumo de água, "recurso essencial na região".