Sociedade

Amantes das aves voltam a migrar para Sagres

 
De 4 a 7 de outubro o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza está de volta à Vila de Sagres.

 
Quatro dias, centenas de aves nos céus, cerca de 200 atividades por várias zonas da Vila são a receita deste festival dedicado à natureza, que no ano passado trouxe a Sagres várias centenas de apaixonados pela natureza e pelas aves. 
 
Durante estes dias, a localidade ganha ainda mais vida e torna-se no ponto de encontro da biodiversidade e dos amantes da natureza. O festival, que vai na sua 9ª edição, conta mais uma vez com a Câmara Municipal de Vila do Bispo como entidade organizadora e com o envolvimento da Associação Almargem e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. 
 
O momento em que milhares de aves se dirigirem para África para invernar, é também uma oportunidade de usufruir de um espetáculo único. Os céus enchem-se de aves algumas delas ainda em busca da sua rota – e os principais pontos de Sagres enchem-se de pessoas de binóculos e telescópio apontados para o céu, mar e árvores, destaca nota de imprensa da Autarquia.
 
Mas o festival não tem apenas as aves como atrativo e, mais uma vez, terá um programa de atividades diversificado, cobrindo temáticas como arqueologia, geologia, história, flora ou mamíferos marinhos. Tal como tem vindo a acontecer nas últimas edições, o festival incluirá também atividades dirigidas aos mais novos.
 
Outro dos pontos altos do evento é a componente do convívio entre participantes, que tem vindo a tomar cada vez mais relevância, sendo o festival já o ponto de encontro anual de muitos amigos e companheiros que têm o gosto em comum pelas aves e natureza. 
 
O cartaz desta edição tem a águia-perdigueira (Aquila fasciata) em destaque, uma águia de grande dimensão, que se identifica pelo ventre branco, asas escuras e uma mancha branca no dorso (visível apenas nos adultos). A espécie, também conhecida por águia-de-bonelli, está classificada de “Em perigo” no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, tendo sido contabilizados 116 a 123 casais reprodutores em 2011.
 
 Após um declínio acentuado nos anos 80, a espécie apresenta atualmente uma evolução positiva, associada à sua contínua expansão no sul do país. A águia-perdigueira é também a Ave do Ano 2018 da SPEA e uma das espécies-alvo do projeto Life Rupis, um projeto transfronteiriço entre Portugal e Espanha, na área do Douro Internacional. 
 
O programa será apresentado a 1 de agosto, altura em que irão abrir também as inscrições. As novidades do festival podem ser seguidas no Facebook do Festival e brevemente no site do festival em www.birdwatchingsagres.com.