Sociedade

Ambientalistas pedem embargo de projeto em área protegida de Loulé

A associação ambientalista Almargem pediu às autoridades para embargarem um projeto que envolve a plantação de um olival alegadamente biológico em áreas protegidas, no vale da ribeira da Fonte da Benémola, em Querença, Loulé.

PUB
 
Em comunicado, os ambientalistas referem tratar-se de um terreno com 80 hectares, pertencente à Reserva Ecológica Nacional (REN) e que está localizado na área de infiltração máxima de uma das maiores reservas subterrâneas de água da região, o aquífero Querença-Silves. 
 
A Almargem teme que o projeto de plantação de um olival intensivo, que argumenta estar indevidamente rotulado como sendo biológico face ao previsível uso de agroquímicos e consumo intensivo de água, encubra, na realidade, um projeto turístico que tem estado a "marcar passo" nos últimos anos, devido à crise. 
 
"Triste ato de contrição dos proprietários ou balão de ensaio para tudo o que se seguirá?", questionam os ambientalistas, acrescentando que os trabalhos de desmatação e de retirada de pedras foram interrompidos pela GNR após denúncias de alguns proprietários. 
 
No entanto, referem, a destruição de matos protegidos por lei (nomeadamente zimbrais) e da paisagem característica do barrocal está "já à vista de todos", criticando a postura displicente por parte das várias entidades que viabilizaram o projeto. 
 
"Em face do atentado ambiental que foi perpetrado, a Almargem vai de imediato pugnar pelo cabal esclarecimento da situação por parte das autoridades responsáveis, exortando desde já as mesmas a embargarem o projeto em causa, e obrigarem o seu promotor a repor a situação anterior à infração, sob pena de serem cúmplices num crime ambiental", concluem. 
 
Segundo a Almargem, o Vale da Ribeira da Fonte Bénemola constitui umas das joias naturais mais valiosas da região, incluindo vários habitats protegidos, razão pela qual viria a ser protegido como Sítio Classificado, em 1991, e posteriormente integrado na Rede Natura 2000 – Sítio Barrocal.
 
Algarve Primeiro/Lusa