Ambiente

Ambifaro conquista pela primeira vez certificação ambiental e renova a de qualidade

Administrador da Ambifaro, Henrique Ascenso Gomes, dedicou a conquista a todos os colaboradores da empresa municipal
Administrador da Ambifaro, Henrique Ascenso Gomes, dedicou a conquista a todos os colaboradores da empresa municipal  
A Ambifaro, Gestão de Equipamentos Municipais, E. M., obteve pela primeira vez, a certificação ISO 14001:2015, norma internacional de gestão ambiental que reconhece o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Em simultâneo, renovou a certificação de qualidade - ISO 9001:2015.

PUB

A cerimónia de entrega decorreu, ontem, no Mercado Municipal de Faro, tendo contado com a presença da APCER, entidade certificadora, da Câmara Municipal de Faro e da União das Freguesias de Faro. Também se associaram à cerimónia diversos operadores, colaboradores da Ambifaro e visitantes.

O administrador da Ambifaro, Henrique Ascenso Gomes, dedicou a conquista “a todos os colaboradores da Ambifaro e, em especial, aos operadores do Mercado, que são os principais beneficiários destas certificações”. Sublinhou ainda que as duas certificações abrangem toda a atividade da Ambifaro, desde a zona de estacionamento de duração limitada, Mercado Municipal e eventos - e acrescentou: “um novo caminho começa agora e a responsabilização é enorme: geramos cerca de mil toneladas de resíduos por ano e temos de definir metas ambiciosas para o seu encaminhamento, para a captação de energia e para o cumprimento das normas ambientais mais exigentes em todos os nossos procedimentos, internos e externos”.

Em representação da entidade certificadora, Francisca Vasconcelos destacou “o processo de amadurecimento da Ambifaro” e a “coragem de a empresa avançar para a certificação ambiental como continuação lógica de um percurso de melhoria contínua que vimos acompanhando com muito interesse”.

O vereador Carlos Baía, em representação da Câmara Municipal de Faro, apontou o Mercado Municipal como “um bom exemplo de uma empresa e de um espaço onde a qualidade e o esmero estão presentes diariamente em Faro, ainda que nem sempre reconhecidos”.

Já o presidente da União das Freguesias de Faro, Bruno Lage, elogiou o progresso alcançado no Mercado nos últimos anos, fruto de “um trabalho persistente e rigoroso levado a cabo pela atual administração”, e alertou para o facto de o compromisso assumido por via da Certificação Ambiental impor “dificuldades que é preciso saber gerir”.