Curiosidades

Amor:Qual a melhor forma de saber se alguém gosta de si?

 
Um dos maiores desafios que o ser humano enfrenta nos tempos atuais é amar e ser amado.

O mais simples em nós humanos, parece tornar-se num dos maiores desafios que enfrentamos porque estamos sujeitos a muitas solicitações e exigências sociais, o que faz com que a nossa privacidade, qualidade de vida e satisfação pessoal fique, muitas vezes, para segundo plano quando deveria ser ao contrário.
 
Depois de se perceber a importância de nos conhecermos melhor a nós mesmos, aquilo que somos capazes e o nosso real valor, é crucial para qualquer ser humano a sensação de amar e de ser amado, pelo que, temos de entrar dentro de nós, recuperar as nossas emoções e colocar os sentidos a funcionar, já que a melhor forma de aferirmos se alguém nos ama, é assumirmos quando amamos realmente alguém e sentimos a devolução desse sentimento.
 
Qualquer pessoa tem dentro de si “um radar” que lhe permite decifrar os sentimentos dos outros, mas para isso, precisa de o ter bem alinhado “límpido” e capaz de reconhecer esses sentimentos noutra pessoa.
 
Desde que começamos o nosso processo no mundo que nos deparamos com as sensações pessoais e as dos outros, pelo que, quanto melhor soubermos definir o que sentimos por cada pessoa, mais à altura estaremos de perceber se o sentimento corresponde ao que o outro nos devolve.
 
As palavras são importantes, mas acima de tudo, é o contacto presencial que nos ajuda a fazer “essa leitura”. Precisamos de estar uns com os outros para afinarmos as nossas emoções, para ir dando sentido ao que os nossos sentimentos nos mostram e depois, temos de fazer a leitura consciente disso tudo.
 
Fazemos essa leitura na presença do outro e quando não estamos com ele. Dessa forma percebemos se os sentimentos vão ao encontro do que desejamos e estamos a sentir também, é a tal empatia e sintonia de que tanto se fala.
 
O processo demora o tempo necessário até que consigamos ficar preenchidos, mas requer dedicação, investimento pessoal e capacidade de descodificar o que sentimos. Depois é confiar no que sentimos e permitir que a relação evolua. O pleno conquista-se na intimidade: quando há amor de parte a parte, a sexualidade é um prazer acrescido para ambos e o quotidiano de duas pessoas é fantástico.
 
Para ser amado é preciso amar. Para amar é preciso conhecermo-nos muito bem em termos emocionais. Sabendo o que sentimos, percebemos o que os outros sentem quando estamos numa qualquer relação, seja ela de amizade, amor ou de mero conhecimento. Dessa forma, ganhamos mais confiança em nós mesmos e somos menos enganados por quem usa a arte do fingimento para conquistar o outro! É fácil perceber se alguém nos engana, mas é preciso que não nos enganemos a nós mesmos.
 
Fátima Fernandes