A atleta Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão conquistou a sua melhor marca de sempre, com um quarto lugar nos mundiais de atletismo a decorrer em Pequim.
PUB
Ana Cabecinha terminou, esta sexta-feira, em quarto lugar os 20 quilómetros marcha dos mundiais de atletismo, a decorrer em Pequim, enquanto Vera Santos foi a 21.ª e Inês Henriques ficou na 23.ª, numa prova ganha pela chinesa Liu Hong.
A recordista lusa (e ligada ao Algarve desde a tenra idade), percorreu os 20 quilómetros da prova em 1:29.29 horas, enquanto que, Vera Santos gastou 1:34.01 horas. A outra portuguesa em prova, Inês Henriques, cortou a meta com o tempo de 1:34.47 horas.
Ana Cabecinha mostrou-se "felicíssima" com o 4.º lugar nos 20 km marcha.
Perante esta marca, António Miguel Pina, Presidente da Câmara Municipal de Olhão já endereçou a sua mensagem à atleta através do facebook: “Viva! Um enorme quarto lugar da nossa Ana Cabecinha no campeonato do mundo na prova dos 20k Marcha. O melhor resultado de sempre. Um grande abraço para o Paulo Murta e para a direção do Clube Oriental de Pechao.”
A chinesa Liu Hong, que é recordista mundial, conquistou a medalha de ouro, concluindo o percurso em 1:27.45 horas, enquanto a sua compatriota Lu Xiuzhi foi segunda classificada, com o mesmo tempo.
Segundo o JN, a ucraniana Lyudmyla Olyanovska (1:28.13 horas) foi terceira, subindo ao último lugar do pódio.
Liu Hong, de 28 anos, a 'jogar em casa', confirmou assim o favoritismo que lhe era atribuído entre o extenso grupo de meia centena de atletas perante a ausência de nomes e, por conseguinte, candidatas a medalhas da Rússia - potência de primeira linha na marcha.