Desporto

Ana Cabecinha dá nome a pista de Faro

 
 
 
 
 
 
Foi inaugurada neste domingo de manhã a pista de corta-mato Ana Cabecinha, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.

 
Uma pista vedada com 1000 metros de extensão, dentro do recinto da escola, aberta a toda a comunidade, a partir das 18:30 nos dias úteis. Aos fins de semana, poderá ser utilizada por grupos, mediante marcação.
 
A atleta Ana Cabecinha, não faltou ao momento, mostrando-se feliz por este reconhecimento, principalmente pelo seu nome servir para evidenciar um projeto pouco comum nas escolas e que será simultaneamente um equipamento para que muitos farenses o utilizem por desporto, lazer ou saúde.
 
Estiveram presentes no ato de inauguração, entre outros, o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, Rogério Bacalhau, Presidente da Autarquia de Faro, António Eusébio, deputado pelo PS ou os Presidentes de Junta da Sé e S. Pedro (Faro) e de Pechão (Olhão).
 
O ato de inauguração foi brindado com a atuação da banda da Associação Filarmónica de Faro, depois todos os presentes foram convidados a percorrer a pista de corta-mato, adaptada à prática de caminhadas ou marcha nórdica.
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, Francisco Soares, Diretor da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, referiu que a Pista Ana Cabecinha, é um projeto do Agrupamento, cuja ideia foi apresentada por Nelson Brito, Sub-Diretor da escola, professor de Educação Física e atleta (campeão regional de veteranos em 2016, nos 400 mt). 
 
Francisco Soares avançou que o investimento de 3 mil euros, foi da própria escola, com a colaboração de alunos dos Cursos Profissionais e também de professores. 
 
Aquele responsável frisou que Faro tem falta de equipamentos deste tipo, realçando que um dos espaços do género na cidade, a Mata do Liceu, "é um espaço escuro sombrio e de segurança duvidosa e longe da Penha", (onde se encontra a escola).
 
Francisco Soares disse que a Pista Ana Cabecinha, é um lugar "ideal para que as famílias possam praticar desporto em segurança, um lugar vedado, sendo uma grande mais-valia para a cidade de Faro". 
 
Relativamente à escolha do nome de Ana Cabecinha para ser patrona da Pista, Francisco Soares, ressalvou que a atleta é "uma figura do atletismo nacional, com várias presenças nos Jogos Olímpicos, e penso que o país tem de se orgulhar de ter uma portuguesa que leva a nossa bandeira aos quatro cantos do mundo de forma exemplar, logo temos de ter esse reconhecimento para com ela".
 
O diretor escolar espera que o exemplo da Escola Pinheiro e Rosa, possa servir de motivação para que outras escolas façam o mesmo.
 
Ao nosso jornal Ana Cabecinha disse que nunca esperou que fosse chamada a ser patrona deste projeto, por não morar no Concelho de Faro, no entanto, "é maravilhoso isto estar a acontecer, e estou muito orgulhosa do convite que me foi feito".
 
A atleta do Clube Oriental de Pechão, confidenciou que as próximas provas passam pela Taça da Europa em maio, o Circuito Mundial de Marcha, dentro de duas semanas no México e o Campeonato do Mundo em Londres, em agosto.
 
Ana Cabecinha revelou que o segredo para o sucesso, "passa por muita dedicação, muito treino e paixão à modalidade, tudo isso faz com que tenha muita alegria em fazer aquilo que gosto, e dai os resultados".
 
Rogério Bacalhau, autarca de Faro, reportou que o mérito da ideia é da escola e das pessoas que a concretizaram, tratando-se de um projeto importante para os alunos mas também para o concelho, "porque estando aberto à comunidade as pessoas podem usufruir deste espaço, com condições de conforto, num concelho que tem tido uma dinâmica muito grande na prática desportiva, começando a necessitar de novos equipamentos". 
 
Neste aspeto o edil focou dois espaços verdes em Faro, a Mata do Liceu e o Jardim da Alameda, que apresentam "alguma degradação e também algum envelhecimento, tanto do espaço público como das espécies plantadas, pelo que a autarquia está a preparar dois projetos de requalificação, uma para a Mata do Liceu e outro para o Jardim da Alameda, investimento que será incluído na revisão do orçamento, de modo a que se possa fazer uma intervenção nos dois espaços e torná-los mais confortáveis e apelativos à utilização das pessoas".
 
Algarve Primeiro