Desporto

Ana Cabecinha, Jorge Braz e Paulo Sérgio homenageados na Gala do Desporto de Albufeira

 
Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão)
Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão)  
Jorge Braz (Selecionador Nacional de Futsal)
Jorge Braz (Selecionador Nacional de Futsal)  
Paulo Sérgio (Imortal Basket Club)
Paulo Sérgio (Imortal Basket Club)  
Ana Cabecinha (atleta do Clube Oriental de Pechão), Jorge Braz (treninador da Seleção Nacional de Futsal) e Paulo Sérgio (ex-capitão e atual treinador do Imortal Basket Club), foram ontem à noite homenageados em mais uma gala anual do desporto de Albufeira, que distinguiu também mais de 300 atletas, que de alguma forma obtiveram resultados relevantes a nível local, regional e mundial, em 25 modalidades.

 
Na cerimónia que decorreu no Pavilhão Municipal de Albufeira, que contou com a presença do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno, o Presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo subiu ao palco, pedindo uma salva de palmas em memória a Carlos Silva e Sousa, autarca falecido há um ano (23 fev de 2018), vítima de morte súbita.
 
José Carlos Rolo referiu-se depois à dinâmica que se vive no concelho em termos desportivos, com cerca de 170 treinadores a formar jovens todos os dias, nas mais variadas modalidades.
 
O edil relembrou os 270 mil euros investidos na formação dos jovens atletas e os 300 mil euros de apoio aos clubes, além da parte logística, nos transportes e na compra de viaturas «para que estes tenham mais autonomia».
 
Garantiu que os investimentos no parque desportivo são para continuar, «agora numa fase de requalificação do que já existe», com destaque para a construção de um novo pavilhão desportivo em Ferreiras.
 
O autarca prometeu fazer duas candidaturas para atrair dois grandes eventos a Albufeira, nomeadamente o Campeonato do Mundo de Síndrome de Down para 2022, e o Campeonato Mundial de Cross para 2021.
 
Outro objetivo passa por recuperar um evento realizado há alguns, o Albufeira Summer Cup, torneio de verão de futebol e pré-época, atraindo um dos três grandes nacionais, uma equipa da Liga espanhola ou inglesa.
 
Como forma de dinamizar a nova pista de atletismo, com a substituição do piso tartan, o autarca quer trazer à cidade o Campeonato de Portugal de Atletismo, «Albufeira sendo uma cidade turística precisa de se dar a conhecer, porque uma cidade que vive do turismo, tem que ser conhecida e os eventos desportivos a que vamos candidatar-nos também terão esse efeito».
 
Destacou ainda o apoio à Volta ao Algarve, (hoje com a 4.ª Etapa que liga Albufeira a Tavira, numa distância de 198,3 km) e chamou à atenção «para o esforço dos treinadores e dirigentes desportivos, que na maioria das vezes como voluntários, desempenham tarefas de muita responsabilidade, alvo de criticas, seria por isso interessante que o Governo reconhecesse, de uma vez por todas, o trabalho que os voluntários desenvolvem no dirigismo dos clubes, acho que era importante que fosse reconhecido o estatuto do voluntário em Portugal», concluiu.