Desporto

Ana Cabecinha sobe ao pódio no Europeu de Seleções de Marcha

FPA
FPA  
Ana Cabecinha subiu ao pódio, na prova de 20 km, ao terminar no terceiro lugar individual no Europeu de Seleções em marcha atlética, que decorreu no domingo, em Podebrady na Chéquia.

A recordista nacional andou sempre no grupo da frente e, na fase final, soube resistir, de forma solitária, ao forte ataque que a grega Antigoni Ntrismpioti (campeã europeia em título de 20 e 35 km) moveu nos últimos quilómetros, para se isolar e terminar vencedora da prova em 1h29m17s. Apenas a italiana Antonella Palmisano conseguiu resistir ao ritmo, mesmo assim terminou a dois segundos da grega.
 
Mais para trás, Cabecinha não se deixou abater e conseguiu terminar em terceiro lugar, com a sua melhor marca do ano (1:29.35), tendo ficado a 15 segundos da qualificação direta para os Mundiais de Budapeste.
 
No final da prova, nas entrevistas rápidas, a atleta do Clube Oriental de Pechão, admitiu que “não esperava terminar com este resultado, subir ao pódio, mas desfrutei ao máximo da competição. Esta é a minha última presença nesta Taça da Europa [Campeonato Europeu de Seleções] e estou muito satisfeita por terminar assim, com o terceiro lugar, em Podebrady”. Questionada sobre uma eventual despedida, Cabecinha referiu: “Não, ainda não me vou despedir este ano, espero ainda chegar a Paris 2024”.
 
Ana Cabecinha cumpriu assim duas provas de 20 km em três semanas abaixo de 1h30. “Confesso que não esperava esse tipo de resultado em Rio Maior, foi uma surpresa, mas aqui sim, tínhamos isso em mente. Este tipo de resultados deixa-me muito mais motivada para preparar melhor o Campeonato do Mundo, especialmente porque fiquei muito perto da qualificação direta para os Mundiais e para os Jogos Olímpicos. Agora é continuar a trabalhar para apostar muito num bom resultado no Mundial”, disse.
 
Algarve Primeiro/FPA