Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Ana Cabecinha

Ana Cabecinha
Imprimir Partilhar por email
Ana Isabel Vermelhudo Cabecinha é natural de Baleizão em Beja, no entanto, está ligada ao Algarve e, mais concretamente ao concelho de Olhão desde a tenra idade, razão pela qual é considerada como elemento destacado no Desporto do Algarve que se projecta a nível nacional e internacional.
 
Ana Cabecinha nasceu no dia 29 de Abril de 1984 e, é conhecida do grande público enquanto atleta. 
 
Possui o 12º ano de escolaridade na área de Economia e, em termos de contas, tem somado sucessos na sua carreira de atleta que muito orgulha a região. 
 
Fisicamente tem 1,66m de altura e pesa 48kg, registos que a tornam numa atleta de alta competição que tem feito brilhar o Clube a que pertence. 
 
Desde 1996 que iniciou o seu percurso no Cube Oriental de Pechão e é dessa casa que faz parte até ao momento. Tem como especialidade a Marcha Atlética e o Atletismo como modalidade. 
 
Paulo Murta é o seu preparador físico desde o primeiro minuto em que integrou o Clube Oriental de Pechão, pelo que a ele costuma dedicar os seus resultados. 
 
Segundo destaca a Wikipedia sobre a desportista "já participou em diversas categorias, entre elas os 5000 metros, 10000 metros e os 20 km marcha. Em 2003, ganhou a medalha de bonze nos 10 000 metros do Campeonato da Europa de Juniores em Tampere, na Finlândia.Participou em Pequim 2008 na prova de 20 km marcha ficando em 8º lugar e estabelecendo um novo recorde nacional.
 
Em 2010, tornou-se campeã Ibero-Americana nos 10000 metros com recorde dos campeonatos, com um tempo de 43 m 31 s 21'.Nos mesmos campeonatos já tinha alcançado a medalha de prata em 2004 em Huelva e a medalha de ouro em 2006.
 
Participou em Londres 2012 na prova de 20 km marcha ficando em 9º lugar e estabelecendo a melhor marca da época para a atleta.
 
A 16 de fevereiro de 2013, a atleta bateu o recorde nacional dos 3000 metros em pista coberta com o tempo de 12 m 21 s e 56'.
 
A 28 de Agosto de 2015 participou no Campeonato Mundial de Pequim nos 20 Km marcha, ficando em 4º lugar, a sua melhor classificação em Mundiais.
 
Em 19 de agosto de 2016, Ana Cabecinha foi sexta classificada nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 com o tempo de 1:29.23".
 
O Clube Oriental de Pechão: 
 
A fundação do Clube Oriental de Pechão ocorreu nos finais dos anos quarenta e, deve-se à iniciativa de um grupo de jovens praticantes de futebol que, ambicionavam criar um clube que fosse a bandeira da sua terra, assumindo os mesmos as suas responsabilidades e a sua fiel representação. 
 
Desenvolveram várias diligências junto das autoridades e em 24 de Junho de 1949, o sonho de ver nascer o Clube Oriental de Pechão já era uma realidade. 
 
A partir dessa data, e com todos os impedimentos de percurso motivados pela história e pelo percurso do país, o Clube Oriental de Pechão tem marcado a sua presença no panorama associativo e nas modalidades que representa, sendo um bom exemplo de descoberta de novos atletas e uma referência que ultrapassa fronteiras através dos talentos que projecta pelo mundo. 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Gustavo Marcos



-

Katarina Lima



-

Milton Aguiar



-

Wilson Honrado



-

Patrícia Amado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Olhão abre época alta com mais 590 lugares de estacionamento

Olhão abre época alta com mais 590 lugares de estacionamento

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Praias algarvias interditas a banhos por algas “potencialmente perigosas”

Praias algarvias interditas a banhos por algas “potencialmente perigosas”

ver mais
 
Programa DiVaM apresenta “A Viagem em Píndaro” em Milreu e André Júlio Turquesa na Fortaleza de Sagres

Programa DiVaM apresenta “A Viagem em Píndaro” em Milreu e André Júlio Turquesa na Fortaleza de Sagres

ver mais
 
Silo de estacionamento de Armação de Pêra a funcionar 24 horas por dia

Silo de estacionamento de Armação de Pêra a funcionar 24 horas por dia

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio