Política

Ana Paula Martins quer mais habitação e emprego no concelho

 
Vereadora de Administração e Finanças, entre 2009 e 2013, Vice-Presidente da Câmara Municipal entre 2013 e 2019, assumindo o comando da autarquia nos últimos 2 anos, com a saída de Jorge Botelho, para deputado e depois para o Governo, Ana Paula Martins foi eleita nas eleições autárquicas de 26 de setembro, como presidente do município de Tavira.

Em entrevista ao Algarve Primeiro, destacou como uma das prioridades, «encontrar ou ajudar a solucionar o problema da habitação, através da concretização da nossa Estratégia Local de Habitação, que já está aprovada e para a qual conseguimos um acordo de financiamento com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU)».
 
Acredita que esta aposta «permitirá fixar jovens», que, por sua vez, estão ligados ao mercado de trabalho, sendo «outra questão, o apoio e a dinamização de projetos que permitam criar emprego».
 
A requalificação urbana também é uma prioridade, «queríamos muito poder concretizar finalmente o porto de pesca e de recreio de Tavira, e obviamente que a requalificação das margens que se quer desde do Parque Verde do Séqua até às Quatro Águas, possa também virar a cidade mais para o rio».
 
A autarca quer aproveitar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) «para que traga também alguns projetos, sobretudo, com vista a fortificar a base económica da região, através de alguns investimentos importantes em Tavira».
 
A responsável falou sobre o Centro de Experimentação Agrária, para que seja «um centro de competências da dieta mediterrânica e um local onde se faça investigação, estudos, etc., sobre a dieta, criando aqui um ponto dinamizador nas suas várias vertentes, tais como a saúde, ambiente ou sustentabilidade».
 
Outra aposta passa por «continuar o trabalho que tem permitido melhorar todo o funcionamento da câmara, com mais desburocratização e com a simplificação de procedimentos, permitindo uma melhor resposta aos nossos concidadãos».
 
Sobre a cultura, acredita que «o novo Cine Teatro a funcionar, irá permitir ter uma oferta cultural mais diversificada e de qualidade, dentro das várias expressões artísticas». Já no desporto, será «continuar a promover a prática da atividade física, criarmos ou dotarmos alguns dos nossos espaços desportivos de melhores condições para responder ao cada vez maior número de praticantes no concelho».
 
Ana Paula Martins espera, daqui a quatro anos, ver «Tavira melhor, com mais emprego, mais jovem, mais reabilitada e com melhor qualidade de vida».
 
Agradece a voto de confiança dos munícipes e promete «dedicação a esta terra», estando «ainda mais motivada e empenhada para levar para a frente a nossa cidade e para fazer de Tavira uma referência no Algarve, no Sotavento, e uma cidade melhor para quem cá vive, trabalha, quer investir, e para quem nos quer visitar».
 
A tomada de posse será no dia 14 de outubro às 18:00, no Pavilhão Municipal de Tavira.