Sociedade

Ana Sofia Antunes esteve presente no lançamento de aplicação móvel para cegos em Vilamoura

Ana Sofia Antunes - Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência
Ana Sofia Antunes - Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência  
Isolete Correira - Diretora da Marina de Vilamoura e Eng. José Miguel - Presidente da Inframoura
Isolete Correira - Diretora da Marina de Vilamoura e Eng. José Miguel - Presidente da Inframoura  
 
Vítor Aleixo - Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Vítor Aleixo - Presidente da Câmara Municipal de Loulé  
 
A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, esteve hoje presente em Vilamoura para o lançamento da aplicação móvel “Inclusive Vilamoura – A city guide for All”.

 
Desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Empresa Municipal - Inframoura e a Marina de Vilamoura, esta app visa dotar o espaço público de Vilamoura - Marina e praias - de uma ferramenta que auxilia pessoas com deficiência visual e com dificuldade de mobilidade, apoiando a sua deslocação, através de tecnologia GPS sendo considerado um projeto pioneiro.
 
Ana Sofia Antunes disse que, «a aplicação está muito bem construída; tem muita informação e agora tem de ser utilizada cada vez por mais pessoas». A mesma responsável esclareceu que «todas as aplicações necessitam que as saibamos utilizar corretamente, ouvindo toda a informação até ao fim e só depois avançar, pois caso contrário, corremos o risco de não a conseguir acompanhar». Depois, «à medida em que as vamos utilizando é que podemos perceber se está tudo nas devidas condições ou se existe algo que pode ser melhorado, mas para isso, é preciso que muitas pessoas adiram, que as apliquem, que sejam introduzidas mais informações e locais, para que se aumente a sua utilidade prática», frisou.
 
A Governante realçou que, esta aplicação em concreto é uma ferramenta «muito importante» para quem não vê, para quem tem baixa visão e para quem está a perder a vista. «Isto não é solidariedade, isto é mercado», adiantou mostrando que, «este é um mercado que existe para as empresas apostarem, pois há cada vez mais pessoas que vão precisar deste tipo de tecnologias. É muito importante incluir este tipo de respostas capazes de servir a todos neste que é um destino turístico de excelência».
 
Considerando essencial que o turismo abarque este tipo de respostas, a Secretária de Estado acredita que, «é fundamental apostar na acessibilidade como um cartão de visita turístico. O turista precisa de encontrar espaços adaptados, tecnologia que o possa apoiar, bem como, restaurantes acessíveis, casas de banho acessíveis e um conjunto de recursos que possam dar essa resposta adequada a quem nos procura. Neste caso, o Algarve é pioneiro com esta aplicação».
 
Ana Sofia Antunes recordou que Portugal tem feito «um grande trabalho e investimento neste sentido e não é por acaso que o nosso país foi reconhecido pela Organização Mundial de Turismo com o Accessible Award, sobretudo devido a um conjunto de ações que temos vindo a desenvolver nos últimos anos, com vista a nos tornarmos um destino turístico por excelência também em termos de acessibilidade».
 
Para o Presidente do Conselho de Administração da Inframoura, Eng. José Miguel, o sucesso desta aplicação depende dos espaços públicos que lhe estão incluídos, bem como do conjunto de hotéis, restaurantes e todos os locais que lhe possam vir a ser acrescentados. Neste momento, a aplicação dispõe dos espaços públicos, «agora precisamos de mais aderentes para que se possa dispor de informação de toda esta área envolvente».
 
O mesmo responsável explicou ao Algarve Primeiro que «esta aplicação surgiu após um longo tempo de discussão para se chegar a um acordo onde pudessem ser incluídos todos estes equipamentos, pois caso contrário, iria correr-se o risco de se produzir algo incompleto e sem funcionalidade prática. Para isso, estamos ao dispor de todos os que queiram aderir». A aplicação dispõe de um “back office” específico onde toda a informação será armazenada, quanto mais informação lá estiver contida, «melhor se poderá orientar quem a utiliza, permitindo que as pessoas sejam sempre encaminhadas para algum local do seu interesse». Espera-se para breve a inclusão de outras valências, como hotéis, restaurantes, campos de golfe e empresas.
 
Vítor Aleixo - Presidente da Câmara Municipal de Loulé, mostrou-se «satisfeito por poder anunciar uma ferramenta de inclusão social, em primeiro lugar para as pessoas, depois para a nossa comunidade que fica assim mais coesa e para o destino turístico Vilamoura que fica com mais uma capacidade de resposta para todos quantos nos visitam».
 
O autarca recordou que o tema da acessibilidade tem sido «amplamente debatido na nossa sociedade e que se trata de um tema muito atual, sobretudo porque é uma questão que nos diz respeito a todos». 
 
Para o edil, esta app constitui, «um contributo para uma sociedade mais inclusiva e nesta matéria, o concelho de Loulé tem vindo a manifestar essa preocupação no que se refere a acessibilidades e a fazer com que fossem criadas condições de mobilidade para todas as zonas balneares do concelho, o que lhes valeu o galardão de Praias Acessíveis». Para Vítor Aleixo, «também Vilamoura tem vindo a adotar diversas medidas no sentido de se tornar num destino inclusivo e inteligente, sendo esta aplicação um bom exemplo desse trabalho».
 
Com esta aplicação «temos o casamento perfeito entre as questões éticas que muito defendemos e as económicas, pois por um lado, conseguimos apresentar uma ferramenta que promove a acessibilidade e a inclusão e, por outro, conseguimos que o ponto de vista turístico e financeiro sejam incluídos. A partir de hoje, será mais fácil e seguro para as pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida se poderem deslocar neste território» concluiu o autarca.