O Governo renovou a confiança no Programa 365 Algarve, sendo que, para Anabela Afonso, trata-se de uma prova de que a programação para os meses de inverno na região, «vai ganhando reconhecimento e notoriedade, pretende-se fazer mais e melhor e esta renovação abre possibilidades para que a Cultura e o Turismo continuem de mãos dadas e a proporcionar uma oferta cada vez melhor e mais alargada aos 16 concelhos da região».
Anabela Afonso acredita que, «esta renovação acaba por ser um passo importante para a consolidação».
A Comissária adiantou ao nosso jornal que «tem sido uma experiência muito enriquecedora e uma aprendizagem constante, uma vez que, esta capacidade de perceber o que estas duas áreas têm em comum, é sempre muito gratificante. Eu costumo dizer que são talvez as duas indústrias da Paz que se juntam que é o Turismo e a Cultura. Para mim, tem sido um desafio e uma aprendizagem, que tem vindo a mostrar-me esse potencial que ainda tem muito por desenvolver. Acho que há muito a ganhar com esta relação».
Trata-se de um programa que funciona por apresentação de candidaturas, «pelo que acreditamos que algumas se vão repetir e que certamente teremos algumas novas como aconteceu nesta 3ª edição»(a decorrer). Para Anabela Afonso, «este programa é mais um investimento nessa tarefa de combater a sazonalidade e acho que, quanto mais contributos tivermos, mais rica será a nossa oferta».
Em termos de gestão do programa em si, a responsável do 365 Algarve recordou que «existe um regulamento interno a que as candidaturas terão de obedecer, é um programa cultural que tem de responder ao setor do turismo e terá de percorrer os 16 concelhos do Algarve com uma duração de oito meses».
Ao Algarve Primeiro, mostrou-se confiante para o próximo Programa «acredito estar a ser cada vez mais um contributo para a nossa região, sendo ao mesmo tempo, uma importante mais-valia para a Cultura e para o Turismo como se pretende».
Foi anunciado pelo Governo que, a 4ª edição do Programa 365 Algarve irá decorrer entre outubro de 2019 e maio de 2020, sendo dinamizado pelas áreas de governação da Economia e da Cultura.
Note-se que, o 365 Algarve foi criado em 2016 para melhorar a atratividade e a experiência turística em todos os municípios da região, atenuando a sazonalidade através de uma programação cultural de qualidade, construída a partir das propostas do tecido artístico local.
O Governo justifica a 4ª edição do 365 Algarve, com o facto de este ter vindo a atrair cada vez mais público, com a média de espetadores por sessão a aumentar em todas as edições.
Anabela Afonso referiu que, «na 3ª edição foram recebidas 49 propostas, tendo sido aprovadas 20, pelo que, para a 4ª edição serão igualmente muitos os interessados em participar e apresentar a sua candidatura».Além do interesse do público, «também tem sido notável o interesse do tecido artístico local em apresentar o seu trabalho», destacou.