Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Anda aborrecido/a com a chegada do Outono? Saiba o que fazer

Anda aborrecido/a com a chegada do Outono? Saiba o que fazer
Imprimir Partilhar por email
07-10-2016 - 18:32
As mudanças de estação são, por excelência, motivos para sofrer de alterações de humor, mas quando se trata da passagem do verão para o Outono, as coisas parecem complicar-se a esse nível.
 
Tendo por base as conclusões de trabalhos científicos, os dias mais pequenos são a principal causa para a instabilidade nesta mudança de estação. Menos horas de sol, tempo mais fresco e a sensação de não saber o que fazer, são alguns dos factores que acentuam o mau humor no início do Outono. 
 
É certo que, as mudanças de estação não afetam necessariamente todas as pessoas da mesma forma mas as mudanças de humor sazonais podem incluir menos energia, menos vontade de socializar, perda de interesse nas suas atividade preferidas, vontade exagerada de comer hidratos e alterações no sono – seja ter dificuldade em dormir ou querer dormir mais do que o normal.
 
Segundo Kathryn A. Roecklein, professora no departamento de psicologia da Universidade de Pittsburgh, a razão científica para o humor mudar com a estação está ligada à luz: “a duração do dia, que é mais curto no inverno e mais longo no verão, é a principal variável sazonal que afeta o humor”.
 
Um primeiro passo envolve a tomada de consciência de que, a seguir ao verão, começa o Outono e as mudanças vão ser bruscas. Percebendo que se trata de um fenómeno da natureza e que só nos resta a habituação, tudo é mais fácil, clarifica esta investigadora em entrevista ao Huffington Post.
 
Depois, torna-se essencial perceber o que se pode fazer nos dias mais pequenos, mais amenos e em que pode chover. No fundo, é aprender a tirar partido de cada estação e saber que, na passagem do Inverno para a Primavera tudo será diferente, mas não necessariamente melhor ou pior!
 
Para facilitar a interiorização da nova estação, a psicóloga organizou estas dicas que podem ajudar a viver o Outono de forma mais alegre e colorida, afinal, a queda das folhas das árvores é uma renovação na natureza que pode inspirar o ser humano, tal como a criatividade no vestuário e nas atividades que se podem inventar.  
 
Se nos deitamos mais cedo, também podemos levantar mais cedo e aproveitar melhor o dia!
 
1. Deixe a luz entrar. Como a falta de luz afeta o humor, comece por expor-se mais a ela abrindo as persianas ou dando uma caminhada pela manhã e aproveitar a luz do sol.
 
2. Mexa-se. Vários estudos já provaram que o exercício físico tem um impacto positivo no humor e no alívio do stress, por isso é uma boa ideia mexer-se mais, nem que seja com treinos curtos ou caminhadas três vezes por semana.
 
3. Coma bem e saudável. Quando está frio ou a chover até lhe pode apetecer um belo prato de massa ou um fatia de bolo, mas lembre-se que os hidratos de carbono simples e os açúcares podem fazer os seus níveis de açúcar no sangue disparar e depois deixá-los cair muito rápido, levando o seu humor nesta ‘viagem’ atribulada. Em vez disso opte por comer frutas, vegetais e alimentos ricos em ómega 3, proteínas e hidratos de carbono complexos. E beber muita água, para manter a energia constante.
 
4. Arranje tempo para os seus amigos e familiares. Não se sente bem depois de passar umas horas com o/a seu/sua melhor amigo/a? Isto acontece porque, segundo a ciência descobriu, passar tempo com um amigo ajuda a aliviar o stress, melhora o bem-estar e aumenta o sentimento de pertença. Portanto, arranje algum tempo para estar com os seus amigos e familiares, mesmo que lhe apeteça mais ficar no sofá – a sua saúde agradece.
 
Algarve Primeiro
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Já decorou a sua casa para o Outono?



-

Saiba como identificar um psicopata em 5 passos



-

Por que é que só amadurecemos a partir dos 40 anos?



-

Quer melhorar a autoestima? Saiba o que não deve fazer



-

Organização:a chave do sucesso



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Ministro Eduardo Cabrita em Faro esta terça-feira com três Secretários de Estado

Ministro Eduardo Cabrita em Faro esta terça-feira com três Secretários de Estado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Portimão recebe três produções com o selo do Teatro Nacional D. Maria II

Portimão recebe três produções com o selo do Teatro Nacional D. Maria II

ver mais
 
Pedro Abrunhosa no Cine-Teatro Louletano no 31.º aniversário da elevação de Loulé a cidade

Pedro Abrunhosa no Cine-Teatro Louletano no 31.º aniversário da elevação de Loulé a cidade

ver mais
 
Tavira:Predador sexual vai ser julgado

Tavira:Predador sexual vai ser julgado

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio