Curiosidades

Anda com falta de desejo sexual? Confira a principal causa

 
Associado à falta de desejo sexual masculino está uma hormona designada por Testosterona.

 
Esta hormona expressa-se em várias áreas do corpo e, quando há alterações significativas na sua produção, os sinais começam a ser mais evidentes, razão pela qual se deve consultar um médico e falar abertamente sobre o assunto para evitar acarretar problemas que se podem resolver com relativa facilidade.
 
A partir dos 40 anos, o homem começa a perder anualmente 1% da produção de testosterona. Por essa razão, é natural que, aos poucos, comece a sentir uma diminuição do desejo sexual, bem como um cansaço diferente do habitual, um aumento no volume da barriga, entre outros sinais.
 
Sendo o principal indicador dessa alteração a diminuição da libido, é por aí que os médicos fazem o teste para aferir a quantidade de hormonas que o organismo está a produzir.
 
Não estando outra causa associada a essa perda de desejo sexual, o médico prescreve a medicação adequada. Em muitos casos, basta um injetável de testosterona para que a situação se resolva, mas será o especialista a fazer essa prescrição e encaminhamento.
 
De realçar a título de curiosidade que, a testosterona manifesta-se em várias áreas do corpo, como por exemplo a produção de pelos, aumenta os níveis de memória e concentração, previne a depressão e a ansiedade, permite a formação de massa muscular, etc., daí ser tão importante que o homem esteja atento ao seu organismo e que peça ajuda aos primeiros sinais, pois para além de garantir uma significativa melhoria da qualidade de vida, verá a sua sexualidade reposta com um novo interesse e intensidade.
 
Um homem informado sabe que não terá de aceitar as alterações naturais do seu organismo, pois apesar de, “ser próprio da idade”, tal como as mulheres fazem tratamento para a menopausa, também os homens devem realizar exames e seguir as orientações médicas mais ajustadas em cada caso.
 
Tenha em mente que, a qualidade do envelhecimento depende do conhecimento que temos para não aceitar aquilo que a natureza nos impõe e procurar as melhores soluções que nos ajudem a melhorar a qualidade de vida.
 
Fátima Fernandes