Silves

André Boto

Foto - CM Silves
Foto - CM Silves  
O fotógrafo silvense André Boto, autor das imagens da comunicação da Feira Medieval de Silves desde 2014, arrecadou o 1º prémio na categoria “Illustrative/Fine Art" no concurso Fotógrafo Europeu do Ano 2022.

O concurso organizado pela Federation of European Professional Photographers (FEP), em Itália, distingue os fotógrafos profissionais europeus que se destacaram em várias categorias de fotografia.
 
Nascido a 6 de Março de 1985 e natural de Silves, André Boto, é fotógrafo freelance e dedica-se maioritariamente às áreas da fotografia para hotelaria (arquitetura e interiores), industrial, produto, publicidade e pós-produção em Photoshop.
 
Sempre teve um grande interesse pelas artes e design, dedicando muito tempo ao desenho a carvão. Para André Boto é desafiador criar/recriar os seus próprios mundos baseados na ilusão de ótica, sendo fascinado pelo surrealismo e por autores como M.C.Escher e René Magritte.
 
Vê na fotografia um meio de comunicação com enorme poder de transmissão de ideias. No seu trabalho, além da componente técnica e estética, dedica-se à conceção da ideia/conceito a transmitir pelas suas imagens, por esse ser cada vez mais um fator diferenciador na forma como as imagens sobressaiam num mundo em que todos têm acesso à imagem/fotografia. 
 
Em 2010 tornou-se o primeiro Master Qualified European Photographer português e, no mesmo ano, foi considerado o Fotógrafo Europeu do Ano de 2010, pela FEP – Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais.
 
Foi ainda designado Embaixador do Ano Internacional da Juventude, sob a chancela das Nações Unidas.
 
Fonte CM Silves
 
(+) Silves

Fábio Antão

Rosa Palma

Ricardo Camacho

André Sousa