O conceituado músico, investigador e professor espanhol apresenta-se nos próximos concertos do Festival de Órgão do Algarve 2018, na Igreja de Santiago em Tavira a 23 de novembro (sexta-feira) e na Igreja da Sé em Faro a 24 de novembro (sábado).
Segundo adianta comunicado da Associação Cultural Música XXI, em Tavira, o programa inclui compositores diversificados como Scarlatti, Bach, Walther e Seixas, explorando as várias capacidades do órgão histórico de mais de 230 anos. A música ibérica será representada pela obra de José Lidón, compositor muito influente no seu tempo por ter sido organista e maestro da Capela Real.
Para Faro, o organista espanhol selecionou um programa que percorre as escolas organísticas alemã, holandesa e ibérica influenciadas pelo gosto italiano, fazendo jus ao percurso histórico do grande órgão da Sé de Faro desde a sua construção há mais de 300 anos. Destaque para a interpretação das obras de Manoel Rodrigues Coelho, Pedro de Araujo e Pablo Bruna, um dos maiores compositores espanhóis de música para órgão do século XVII.
Andrés Cea Galán reparte a sua atividade profissional entre a interpretação, a investigação musicológica e a docência. Formou-se em Espanha, França e Suíça, e é Doutor pela Universidade Complutense de Madrid.
As suas numerosas publicações referem-se, especialmente, a aspetos da interpretação da música para teclado e da história e estética do órgão no âmbito ibérico. É frequentemente convidado como concertista, professor e conferencista por festivais e instituições académicas de toda a Europa, América do Sul, México e Japão.
Realizou diversas gravações discográficas distinguidas pela crítica especializada. Trabalha também habitualmente como consultor em projetos de restauro de órgãos para diversos organismos oficiais. É professor no Conservatório Superior de Música de Sevilha, presidente do Instituto del Órgano Hispano e académico da Real Academia de Ciências, Artes y Belas Letras Luis Vélez de Guevara.
Os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.
O Festival de Órgão do Algarve 2018 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, e a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.