Sociedade

Aniversário da Brigada de Reação Rápida e do Regimento de Infantaria Nº 1 celebrados em Tavira

Tavira acolhe as comemorações do 18º aniversário da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e do 375º aniversário do Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1).

PUB
O programa começa no dia 27 de setembro, pelas 10h00, com a abertura da exposição estática de materiais e equipamentos no Mercado Municipal. Às 11h30, tem lugar uma cerimónia na Praça da República, de homenagem aos mortos em combate. Às 18h00, haverá uma demonstração de capacidades e meios na Ponte do Gilão.
 
No dia 28, às 09h00, haverá uma missa de ação de graças e sufrágio na Igreja da Misericórdia de Tavira. Pelas 11h00, acontece a cerimónia militar no Mercado Municipal e um concerto da Orquestra Ligeira do Exército na Praça da República, às 21h30. Às 23h00, o programa contempla uma demonstração noturna de saltos em queda livre dos Falcões Negros no mesmo local.
 
A Brigada de Reação Rápida é uma grande unidade do Exército Português, sucessora da Brigada Aerotransportada Independente. O Regimento de Infantaria N.º 1 é um dos mais antigos do Exército Português, sendo que a sua origem remonta a 1648. Atualmente, sediado na cidade de Beja, após a sua transferência de Tavira, em 2015, onde mantém um destacamento.
 
As celebrações contam com o apoio do Município de Tavira.