Ao longo do mês de maio, o Museu de Portimão assinala 14 anos de existência com diversas atividades, novas exposições, a tradicional Corrida Fotográfica, entre outras ações.
Conforme descreve o Município de Portimão em nota enviada ao Algarve Primeiro, este sábado, dia 7, tem lugar nos Monumentos Megalíticos de Alcalar a iniciativa “Um dia na Pré-História”, na qual todos os interessados poderão participar na recriação histórica, através dos ateliês pedagógicos de preparação e cozedura de alimentos, cerveja pré-histórica, fabrico de ferramentas e instrumentos agrícolas, oficina de gravura, processos de talhe e adornos, caça, olaria, tecelagem, transporte de grandes monólitos, moagem e outros rituais do quotidiano pré-histórico do povoado e dos túmulos funerários que constituem esta necrópole.
Na sábado dia 14, às 9h00, será dada a partida para a edição presencial da 22ª Corrida Fotográfica, que irá decorrer até às 21h00. Todos os participantes receberão o respetivo “passaporte”, bem como a informação dos primeiros temas a fotografar e a localização do próximo posto de controlo, às 12h00.
Para as 17h00 está agendada a inauguração de duas exposições temporárias, ambas ligadas ao mar e à indústria conserveira, intituladas “Este Mar ao Fundo” e “Eat & Art /Comida e Arte”.
A exposição “Este Mar ao Fundo” patente de 14 de maio a 13 de novembro, evoca a figura do Rei D. Carlos e a sua forte relação com o mar, dando especial destaque à obra fotográfica, realizada durante as viagens pela costa algarvia, a bordo do iate “D. Amélia”, nos finais do séc. XIX e início do séc. XX.
A exposição pioneira do Museu de Portimão, conta com a colaboração com a Fundação da Casa de Bragança, o Museu de Marinha e o Museu da Farmácia, que revelará imagens de um outro tempo, das gentes e paisagens da costa e do mar algarvio.
A exposição “Eat & Art /Comida e Arte”, patente de 14 de maio a 25 de setembro, explora as afinidades entre a gastronomia e a arte, tendo como protagonistas os melhores ‘chefs’ e artistas plásticos portugueses, os quais focam nos seus trabalhos culinários e artísticos num diálogo inspirado na indústria conserveira.
Do “Eat & Art”, que faz parte do projeto CAN THE CAN, nasceu um livro e um conjunto de 18 obras de arte, tendo como tema a indústria conserveira e 18 pratos, com utilização de um produto de conservas portuguesas.
Pelas 18h30 do dia da inauguração das mostras, os convidados poderão provar diferentes iguarias e sabores do mar, brindando ao 14º aniversário do Museu de Portimão com bolo.
O dia 17 de maio é a data de aniversário do Museu de Portimão, dia em que este equipamento cultural poderá ser visitado gratuitamente. A partir das 21h00, ao som de um momento musical pela Academia de Música de Portimão, poderá ser apreciado o “Outro lado do Museu”, através uma visita guiada às suas reservas, para descobrir outras coleções que "moram nesta fábrica de histórias".
O Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio pelo ICOM - Conselho Internacional dos Museus e este ano subordinado ao tema “O Poder dos Museus”, será o mote para uma festa que reúne museus de todo o mundo, a qual integra igualmente as comemorações deste 14º aniversário, pelo que nesse dia todos os visitantes serão convidados a entrar gratuitamente quer no museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.