Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Anorexia nervosa

Imprimir Partilhar por email
12-08-2013 - 16:27
Entende-se por Anorexia nervosa uma disfunção alimentar, caracterizada por uma dieta insuficiente que conduz a uma redução do peso corporal e a altos níveis de stress físico.
 
Trata-se de uma doença complexa devido essencialmente ás consequências fisiológicas, psicológicas e sociais que envolve. 
 
Maioritariamente, é uma doença de adolescentes do género feminino, que igualmente pode afectar os rapazes cuja preocupação com a imagem faz desencadear a distorfia ou a dificuldade em ser aceite pelo grupo de referência ou em lidar com a sexualidade genital. 
 
Sobretudo em casos de antecedentes neuróticos, em especial do tipo obcessivo-compulsivo ou de Bullying. 
 
Com uma taxa de mortalidade situada nos 10%, a Anorexia nervosa constitui um transtorno psicológico grave e requer uma atenção especial, sobretudo pelos pais e pessoas que convivam com as adolescentes no sentido de dar o alerta para o problema. 
 
Sintomas: 
 
-Peso corporal inferior à média recomendada; 
 
-Prática excessiva de actividades físicas, mesmo com um peso abaixo do normal. 
 
-Sensação permanente de excesso de peso, de gorduras localizadas e de desconforto com o corpo; 
 
-Irregularidades acentuadas no período menstrual; 
 
-Perda de apetite sexual e diminuição da capacidade reprodutiva 
 
-Atrasos no crescimento e em encontrar níveis de maturidade física e emocional; 
 
-Má formação do esqueleto; 
 
-Descalcificação dos dentes e surgimento de cáries; 
 
-Depressão profunda, acompanhada por tendências suicidas; 
 
-Bulimia e obstipação. 
 
Causas: 
 
A anorexia nervosa afecta mais as jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, sendo que, apenas 5% dos casos ocorrem no género masculino. 
 
Uma das causas conhecidas para o surgimento da doença é a influência social e os elevados níveis de beleza exigidos ás jovens como marcas de aceitação, de participação num grupo ou de encontro de um lugar no mercado de trabalho. 
 
Este facto que tem dado azo a muitas controvérsias, sobretudo no mundo da moda, de onde a imagem parece resultar em anorexia, é um problema social a que temos de estar atentos devido ás suas consequências desastrosas no desenvolvimento integral dos jovens. 
 
Contabilizam-se igualmente causas do foro psiquiátrico como transtornos obecessivo-compulsivos, ansiedade, entre outros que dão lugar a um emagrecimento exagerado e a deformações no corpo. 
 
Grupos de risco: 
 
Segundo alguns estudos desenvolvidos nos E.U.A., existem traços de personalidade nas jovens que podem ser mais vulneráveis ao surgimento da Anorexia Nervosa, permitindo colocá-los nos factores de risco. 
 
Assim, as jovens cuja educação tenha sido baseada em padrões elevados de perfeccionismo aos vários níveis, o contacto com modelos de beleza dados como aceites pelos pais e pela sociedade, jovens ansiosas e com variações de humor bruscas, a intolerância ao erro e a necessidade de controlar tudo em seu redor são consideradas como pertencentes a um grupo de risco. 
 
Também adolescentes pouco flexíveis, irreverentes e intolerantes ás sugestões dos adultos fazem parte deste grupo, sobretudo na negação da comida, a escolha pelos pratos favoritos, a relutância face a regras, episódios de abuso sexual na infância e a observação dos comportamentos de pessoas autoritárias. 
 
Tratamento: 
 
O tratamento da Anorexia nervoso deve dividir-se em duas vertentes: por um lado, o apoio psicológico e, por outro o farmacológico, isto porque se trata de uma doença multifactorial que requer uma alteração comportamental e a compensação biológica entretanto afectada. 
 
Assim, a psicoterapia individual constitui um importante alicerce que deverá ser acompanhado por anti-depressivos. 
 
O apoio médico e familiar são determinantes para a cura destes pacientes, tal como a aquisição de novos hábitos de vida que permitam alterar os transtornos adquiridos. 
 
O tratamento é demorado, pelo que requer cuidados redobrados e uma vigilância atenta face a eventuais recaídas. Muitas vezes, o internamento e o estabelecimento de uma relação satisfatória com os técnicos constituem a base do sucesso no tratamento da Anorexia nervosa.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Traficantes apanhados numa ação de fiscalização rodoviária em Altura

Traficantes apanhados numa ação de fiscalização rodoviária em Altura

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Algarviana Ultra Trail desafia uma centena de atletas a correr 300 km no Algarve genuíno

Algarviana Ultra Trail desafia uma centena de atletas a correr 300 km no Algarve genuíno

ver mais
 
Câmara Municipal de Loulé é finalista dos Prémios "IPPS-ISCTE Políticas Públicas"

Câmara Municipal de Loulé é finalista dos Prémios "IPPS-ISCTE Políticas Públicas"

ver mais
 
Município de Olhão assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Município de Olhão assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio