Sociedade

Anote na agenda:Dia Aberto nas escavações arqueológicas no Monte Molião

 
A iniciativa terá lugar no próximo dia 22 de agosto, entre as 9h00 e as 13h00, nas escavações arqueológicas em Lagos, e estará disponível para visita por todos os interessados.

 
Investigadores do Centro de Arqueologia/UNIARQ da Universidade de Lisboa estão desde o dia 15 de julho a realizar escavações arqueológicas no Monte Molião, em Lagos. Os trabalhos, que se prolongam até 28 de agosto, são integralmente financiados pela Câmara Municipal de Lagos ao abrigo de um protocolo estabelecido entre este Município e a Faculdade de Letras de Lisboa. 
 
No próximo dia 22 de agosto, quinta-feira, terá lugar o Dia Aberto durante o qual os interessados poderão visitar as escavações, anunciou a autarquia em nota de imprensa. 
 
A campanha de escavações no Monte Molião decorre sob a direção científica da Prof.ª Ana Margarida Arruda, em codireção com os investigadores Elisa de Sousa, Carlos Pereira, Francisco Gomes e Iris Dias, e conta com a colaboração voluntária de estudantes da licenciatura e do mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa e de bolseiros de pós doutoramento numa equipa que soma um total de 40 pessoas. 
 
Recorde-se que o Monte Molião é uma pequena colina ovalada localizada na margem direita da foz da ribeira de Bensafrim (Rio de Lagos). A investigação que a UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa) tem vindo a efetuar sobre o local permitiu recolher importantes dados acerca das suas ocupações antigas (da Idade do Ferro e época romana). As arquiteturas domésticas e os abundantes materiais arqueológicos recuperados durante os trabalhos de campo evidenciam a integração de Monte Molião nas grandes rotas comerciais da antiguidade e a interação dos seus habitantes com outras comunidades humanas mediterrâneas, explica o Município.