Sociedade

ANPC alerta para riscos de "tempo quente e seco" previsto para este fim de semana

De acordo com a informação disponibilizada esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias uma temperatura máxima entre 34 e 38ºC a sul do sistema montanhoso Monte junto Estrela e entre 30 e 34ºC no restante território do continente.

PUB
 
No sábado, prevê-se um aumento em todo território até aos 40º C, diminuindo gradualmente nos dias seguintes.
 
A humidade relativa do ar andará entre 10 e 20% nas regiões do interior centro e sul, sem recuperação noturna.
 
No sábado e domingo o vento irá soprar moderado (até 25 km/h) do quadrante Leste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde. 
Vento forte (até 40 km/h) de nordeste até final da manhã e no final do dia nas terras altas.
 
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, "este cenário meteorológico traduz-se num índice de risco de incêndio em nível muito
elevado e máximo nas regiões do interior Norte, Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado e moderado no restante território".
 
Face às previsões meteorológicas é expectável que o tempo quente e seco seja favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
 
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido, realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.
 
A ANPC recorda ainda alguns cuidados especiais a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente: manter máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação; ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
 
A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, como a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.