Sociedade

Antiga Igreja Matriz de Albufeira vai ser reabilitada

A Igreja que remonta à época de D. Dinis.

PUB
 
A Câmara Municipal deliberou aprovar a proposta que visa a formalização da candidatura da “reabilitação do espaço da antiga Igreja Matriz de Albufeira”, ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020. 
 
A antiga Matriz de Albufeira foi um dos templos cristãos mais emblemáticos do Algarve e a sua reabilitação prevê um orçamento superior a um milhão e 600 mil euros. Entre outros projectos, salienta-se também o da “reabilitação para adaptação do antigo Tribunal a Centro de Artes e Ofícios”, esclareceu a autarquia.
 
Entre diversos projetos que serão alvo de candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020, segundo deliberação da Câmara Municipal de Albufeira, está a “reabilitação para adaptação do antigo Tribunal a Centro de Artes e Ofícios”, num investimento que ascende a 850 mil euros. Um outro projecto é o da reabilitação da antiga Igreja Matriz de Santa Maria de Albufeira, um templo que já existia em 1305, segundo fontes escritas constantes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. 
 
A Igreja que remonta à época de D. Dinis ficou destruída na sequência do terramoto de 1755 e posteriormente foi incendiada, no decurso das lutas liberais (1833).
 
Reabilitar aquele espaço impõe um investimento superior a um milhão e 600 mil euros e passa pela conservação, restauro e valorização dos vestígios edificados da Igreja, que correspondem à antiga Capela-Mor, tendo em vista a sua adaptação para espaço expositivo e de atividades culturais, assim como a criação de um novo espaço privado de uso público da cidade e um pátio murado que corresponde em dimensão às antigas naves para posterior acolhimento de eventos culturais, confirma o Município em nota enviada à Comunicação Social.