O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanha o Primeiro-Ministro, António Costa, na cerimónia de abertura do Conservatório de Música de Loulé.
No arranque oficial do ano letivo 2018/2019, o Primeiro-Ministro, o Ministro da Educação e os Secretários de Estado da Educação inauguram o primeiro conservatório público de Música localizado a sul de Lisboa, que terá capacidade para 400 alunos.
Trata-se, assim, de um marco no ensino artístico especializado, que representa um investimento de quase 3 milhões de euros e que resulta da cooperação entre o Ministério da Educação e o município de Loulé.
A cerimónia de abertura do Conservatório de Música de Loulé, acontece esta quarta-feira, 12 de setembro, pelas 11h30.
De acordo com a autarquia, é no emblemático edifício do Solar da Música Nova (reabilitado) que, para além do Conservatório, ficará instalada também a sede da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva e a Escola de Música desta associação cultural dedicada, durante mais de um século, a esta expressão artística.
Recorde-se que, no mês de maio, a Câmara Municipal de Loulé celebrou um protocolo com o Ministério da Educação para que a partir do ano letivo 2018/19 seja lecionado em Loulé o ensino público especializado da Música no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (do 5º ao 9º ano) e do Ensino Secundário (do 10º ao 12º ano). A Autarquia cedeu o espaço cuja reabilitação foi também custeada pelo Município, no valor de 3 milhões de euros, enquanto que tudo o que diz respeito à colocação de docentes e parte administrativa foi da responsabilidade do Ministério.
Com esta iniciativa, Loulé passará a ser um centro de ensino da Música de referência na zona Sul do País.