Teve lugar na passada segunda-feira a apresentação da recandidatura de António Eusébio para a liderança da Federação do PS Algarve.
O líder dos socialistas algarvios escolheu a Biblioteca municipal António Ramos Rosa em Faro para afirmar as suas ideias para o próximo mandato.
Recuperando os objetivos alcançados nos dois últimos mandatos, o candidato reforçou a defesa dos interesses do Algarve e dos algarvios, sublinhou o apoio e o trabalho desenvolvido pela equipa, “o que nos permitiu voltar a ganhar a confiança dos Algarvios.”
Em jeito de balanço dos dois anos de mandato na presidência da Federação do Partido Socialista no Algarve, António Eusébio evidenciou “uma maior presença de camaradas algarvios nos órgãos nacionais do PS, aproximando-nos mais do centro das decisões, o que acresceu por isso a voz do Algarve.”
Em termos externos, o candidato destacou “obtivemos vitórias significativas nas eleições autárquicas, onde recuperámos a maioria das câmaras municipais a presidência da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve; nas eleições europeias, tivemos cerca de dez pontos percentuais acima da coligação de direita; e, nas eleições legislativas, elegemos quatro deputados duplicando a representatividade dos socialistas algarvios na Assembleia da República.”
No seu discurso, António Eusébio destacou: “recuperámos o partido de um momento menos bom, afirmámos o Algarve dando esperança aos algarvios!”
“É esta a experiência que colocamos mais uma vez, ao dispor do PS-Algarve e na defesa dos interesses da região. É esta a experiência necessária para levar a bom-porto os próximos desafios com que o PS-Algarve e a região se confrontam.”
Com a ambição de “trabalhar num projeto de cariz regional. Um projeto a dezasseis. Um projeto onde todos temos voz. Um projeto onde todos são ouvidos, o presidente dos socialistas algarvios sublinhou a importância de “contribuir para o bom desempenho do Governo de António Costa e manter a maioria das autarquias sob a liderança do Partido Socialista.”
O candidato acredita que, “deste modo podemos viabilizar a implementação do nosso projeto político, preservar a liderança da AMAL e, dessa forma, estar em condições para assegurar a liderança democrática da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.”
António Eusébio adiantou que, “hoje, vivemos um novo tempo, vivemos momentos únicos da Democracia Portuguesa. Portugal, e em especial o Algarve, confrontam-se com desafios que o Partido Socialista tem de conseguir alcançar.”
Referindo-se a “tempos de uma nova atitude, de partilha de políticas de esquerda, o candidato defende “a necessidade de colocar as pessoas em primeiro lugar através de políticas que construam um Estado mais forte e ao serviço de todos.”
Compreendendo que “o Governo não consiga implementar tudo logo nos primeiros meses do exercício de funções”, António Eusébio sublinhou a importância “de honrar a nossa palavra e os compromissos estabelecidos para com o eleitorado.”
Destacando as suas linhas de orientação e prioridades, o líder socialista do Algarve reforçou “a criação de emprego digno e estável como primeiro objetivo para a região. A precariedade e a instabilidade são, infelizmente, realidades ainda presentes face às quais temos de lutar com políticas ativas de emprego e incentivo ao empreendedorismo.”
Em dois anos de Quadro Comunitário Portugal 2020, o anterior Governo pagou apenas quatro milhões de euros. Nestes primeiros meses, o Governo de António Costa, já pagou 64 milhões de euros e tem o objetivo de pagar 100 milhões nos primeiros cem dias, clarificou o também deputado que realçou ainda a eletrificação da linha ferroviária do Algarve. “Esta obra foi confirmada pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas na passada sexta-feira, resultado de um trabalho que foi articulado diretamente com o Ministro Pedro Marques.”
Ainda em termos de obras, António Eusébio disse a uma sala cheia de apoiantes que, “a EN 125 entra nos nossos compromissos com a região, nomeadamente com a necessidade de proceder à sua requalificação.”
Sobre as portagens da Via do Infante, o líder dos socialistas algarvios garantiu estar empenhado, pois “demonstramos que a redução das portagens na Via do Infante até 50%, por efeito de elasticidade, não implica oneração para o erário público. Sempre soubemos que não seria de aceitação fácil, mas vamos fazer este caminho.”
No domínio da saúde, “a degradação da organização dos cuidados de saúde no Algarve, quer a nível hospitalar, quer a nível dos cuidados primários, é uma herança muito pesada dos últimos quatro anos de governação de direita.
Com menos profissionais, menos consultas e intervenções cirúrgicas e elevados tempos de espera para as mesmas, bem como a deficiente articulação entre os distintos níveis de cuidados, a área da saúde assume uma premência acrescida numa análise profunda e intervenção urgente, no sentido de melhorar as condições de acesso e de prestação de cuidados de saúde aos algarvios e a quem nos visita.”
Ainda neste âmbito, António Eusébio considera urgente aumentar o número de utentes com médico de família, bem como proceder à reposição das especialidades médicas nas unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.
Destacando o turismo como uma das principais receitas da região e que impulsiona a economia do país, o líder do PS Algarve continua ativo na luta contra a sazonalidade, enquanto que se assume desfavorável à exploração de hidrocarbonetos na região.
“Defendemos a sustentabilidade energética suportada em fontes renováveis.”
A candidatura “Algarve com rumo” destaca ainda a importância da Universidade do Algarve que “tem um papel estratégico e estruturante. Criadora de conhecimento, geradora de quadros técnicos importantes para a dinamização da economia.
Defendemos a Universidade do Algarve, porque o que for bom para esta entidade será também bom para a região.”
Eusébio deixa como mensagem “o Partido Socialista foi e é um partido plural! A força das nossas convicções enriquece o debate interno e traz maior abrangência para a intervenção e ação política.”
A eleição do Presidente do PS-Algarve e dos delegados ao XVI Congresso Regional, a realizar no dia 19 de março em Tavira, decorrem nas secções no próximo dia 5 de março, entre as 15 e as 19 horas.