A sessão contará com as intervenções de Carlos Brito, do autor e será moderada por Maria Flor Pedroso, jornalista parlamentar desde 92.
A obra "A Reforma do Parlamento Português" de António José Seguro será apresentada na FNAC do Forum Algarve, no próximo dia 16 de abril pelas 18h00.
Conforme refere nota da editora, o livro de António José Seguro aborda, de forma "pioneira e com minúcia de dados, um tema fundamental no funcionamento das democracias de hoje, e da portuguesa especialmente – o do controlo do Governo perante o Parlamento e, consequentemente, o do poder relativo de que as maiorias e minorias (ou da maioria e da oposição) dispõem no hemiciclo".
António José Seguro nasceu a 11 de março de 1962, em Penamacor. Foi secretário-geral da Juventude Socialista, deputado e membro dos XIII e XIV Governos Constitucionais, tendo ocupado o seu último cargo governativo como ministro-adjunto de António Guterres, entre 2001 e 2002. Foi deputado ao Parlamento Europeu (1999 e 2001), dirigiu o Gabinete de Estudos Nacional do PS (2002-2004) e voltou à Assembleia da República, onde liderou a bancada parlamentar do PS (VIII Legislatura), e presidiu às comissões parlamentares de Educação e Ciência (X Legislatura) e de Assuntos Económicos, Inovação e Energia (XI Legislatura).
Em 2007, coordenou o processo de reforma do Parlamento. Foi eleito secretário-geral do Partido Socialista a 23 de julho de 2011, e reeleito em abril de 2013.
Em agosto de 2011, foi eleito conselheiro de Estado pelo Parlamento português. Em outubro de 2014, após a derrota nas eleições primárias (contra António Costa), cessou funções como secretário-geral do Partido Socialista, renunciando aos mandatos de conselheiro de Estado e de deputado à Assembleia da República. É professor na Universidade Autónoma de Lisboa.