A Câmara Municipal de Loulé e o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana celebram esta sexta-feira, pelas 16h30, no Cineteatro Louletano, um acordo de colaboração com vista à implementação do programa “1º Direito” no concelho de Loulé.
A cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro António Costa, do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e dos secretários de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.
Trata-se de mais um passo na implementação da Estratégia Local de Habitação, tendo em vista a resolução dos problemas habitacionais de cerca de 320 agregados familiares em todo o concelho, nos próximos 6 anos.
Segundo o município, o investimento total rondará os 44 milhões de euros com uma comparticipação não reembolsável do IHRU de 15 milhões de euros. O restante financiamento será realizado através da contração de um empréstimo bancário bonificado, na ordem dos 25,5 milhões de euros, e de verbas da própria autarquia, que totalizam perto de 3 milhões de euros.
Refira-se que o “1º Direito” é um programa de apoio público ao acesso à habitação, enquadrado na nova geração de políticas promovidas pelo Governo. Loulé é assim um dos primeiros municípios a firmar esta parceria.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o investimento abarca a construção de "novas construções, reabilitação de frações ou prédios, aquisição de frações ou de prédios degradados e posterior reabilitação ou aquisição de terrenos e construção de um empreendimento habitacional em regime de habitação a custos controlados".
Até 2030, o município de louletano ambiciona dar apoio direto a um total de 1400 agregados no acesso à habitação.
A sessão de celebração do acordo de colaboração poderá ser acompanhada em direto no canal YouTube do Município, esta sexta-feira, pelas 12h00.