Sociedade

António Oliveira vai a Loulé explicar como se armavam os guerreiros na Idade Média

Foto - CM Loulé
Foto - CM Loulé  
No próximo dia 21 de fevereiro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães recebe a conferência "Armar o Corpo no Portugal dos Finais da Idade Média: Loulé como exemplo de estudo”, por António Oliveira.

PUB

«A Idade Média não foi uma época de trevas, mas não deixou ainda assim de ser um período de violência constante, de guerra como parte do quotidiano. Mas como se equipava o guerreiro português nos derradeiros séculos da Idade Média? Sem artefactos materiais que nos permitam estudar as evoluções do armamento defensivo, as fontes documentais tornam-se vitais para esboçarmos respostas a esta questão», regista nota do Município de Loulé enviada ao Algarve Primeiro.

Segundo a mesma fonte, esta conferência parte de informações contidas na documentação concelhia de Loulé (os Livros de Receita e Despesa e o Fundo dos Órfãos), «únicas a nível nacional», para ilustrar a primeira grande transformação das armas corporais no reino de Portugal, no final do século XIV e inícios do século XIV, e enquadrá-la no contexto maior do armamento medieval europeu.

António Oliveira é doutorando em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com um projeto de tese intitulado “O Arnês em Portugal (1370-1495)”. Tem como foco preferencial o estudo do armamento tardo-medieval, a recriação histórica e as realidades materiais da vida quotidiana nos séculos XIV e XV, com vários trabalhos publicados em revistas e monografias da especialidade. É conselheiro científico do Museu Militar de Lisboa e membro da Associação Ibérica de História Militar.

Esta conferência, integrada no ciclo “LOULÉ na linha do tempo”, tem entrada livre.