Segundo comunicado da AMAL, o presidente da Câmara Municipal de Faro foi eleito para o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve no mandato 2025-2029, com 13 votos a favor e dois em branco (o presidente do município de Portimão não esteve presente pelo que não pôde votar). Para o acompanhar na Vice-presidência foram eleitas as autarcas de Tavira e de Silves.
A eleição teve lugar esta manhã, na primeira reunião do Conselho Intermunicipal, após terem decorrido as cerimónias de tomada de posse dos presidentes de Câmara que venceram as eleições autárquicas de 12 de outubro.
Para o secretariado Executivo Intermunicipal foi deliberado propor, também numa ótica de continuidade, o nome de Joaquim Brandão Pires, para desempenhar as funções de primeiro secretário da AMAL. O nome será votado para eleição na próxima reunião da Assembleia Intermunicipal, que decorrerá, previsivelmente, em dezembro.
António Pina agradeceu o voto de confiança dos colegas autarcas pela reeleição para presidente da AMAL, aproveitando ainda para dar as boas-vindas aos novos membros do Conselho Intermunicipal e sublinhar a presença de cinco mulheres na Mesa do Conselho (Tavira, Castro Marim, Silves, São Brás de Alportel e Vila do Bispo).
Na cerimónia, o autarca de Faro prometeu continuar a defender os interesses da região, «a uma só voz, mantendo o espírito de união que tem caracterizado a AMAL, sobretudo em momentos particularmente difíceis que o sul do país tem vivido». As prioridades continuarão a ser nas áreas da mobilidade e transportes, eficiência hídrica, recolha de resíduos, gestão de fundos comunitários e nas áreas da saúde e educação.
Integram a Comunidade Intermunicipal do Algarve os 16 municípios da região, 11 dos quais geridos pelo PS (Alcoutim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António), 2 pelo PSD (Castro Marim e Vila do Bispo), 1 pela CDU (Silves), 1 pelo CHEGA (Albufeira) e 1 pelo Movimento independente Renascer (Aljezur).