Economia

Anunciado investimento de 10,5 milhões para remodelação da Villa Termal Caldas de Monchique

 
Localizado no coração da serra de Monchique, a Villa Termal Caldas de Monchique Spa Resort tem novos donos e está a ser remodelada, com conclusão da primeira fase prevista para a Páscoa deste ano, sendo que ainda este ano serão anunciadas outras renovações.

 
A icónica estância termal foi adquirida por Adrian Bridge e Miguel Velez, sócios fundadores da Unlock Boutique Hotels, a hotel management company portuguesa que será responsável pela gestão da operação da unidade, numa joint venture com Paula Nascimento, acionista da Sociedade da Água de Monchique, num negócio avaliado em 10,5 milhões de euros.
 
"Esta operação demorou sensivelmente um ano a ser concluída. Porém, no decorrer desse período foi possível investir na requalificação da oferta hoteleira e termal da Villa, na sua vertente de turismo de natureza e, complementarmente, nas experiências gastronómicas, totalmente em linha com o que a região de melhor oferece. Criámos um verdadeiro hub de bem-estar, que valoriza e eleva a um novo patamar de excelência do resort, que promete agora afirmar-se como um verdadeiro ponto de partida para descoberta do destino, ligando a qualidade única da Água de Monchique, com a componente de 'termal spa', turismo natureza e gastronomia", afirma Miguel Velez, acionista do resort e CEO da Unlock Boutique Hotels.
 
A Villa Termal Caldas de Monchique, com os seus 39 hectares recortados por riachos por onde corre a mundialmente conhecida Água de Monchique, passará a contar com um total de 114 quartos, suites e apartamentos, distribuídos por quatro unidades hoteleiras diferenciadas e adaptadas às necessidades de vários targets.
 
Da Villa Termal, surge o novo Hotel Central, agora com um posicionamento de quatro estrelas superior, com um total de 32 quartos e suites, resultante da fusão do antigo Hotel Central, a Estalagem D. Lourenço e a construção de novos quartos.
 
Outro edifício do século XIX que foi igualmente reconvertido em toda a área social e de bar, é o Hotel D. Carlos Regis, que dispõe de 22 quartos e quatro suites, estando classificado com quatro estrelas. 
 
O Hotel Termal com 46 quartos está classificado com três estrelas.
 
O projeto de remodelação da Villa Termal Caldas de Monchique Spa Resort inclui também uma unidade de alojamento local. Trata-se do Hotel Central Suites, com 10 suites e duas vilas.
 
"Com estas renovações, queremos voltar a reposicionar a estância, reforçando a sua competitividade turística. Apesar da oferta diferenciada, com públicos-avos bem delineados, todas as unidades têm um elemento em comum: o serviço de excelência, em que o culto pelo detalhe é levado muito a sério e que orgulha toda a equipa", afirma Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels.
 
As experiências gastronómicas são outra das novas dimensões da Villa Termal, que se prepara para requalificar a sua Praça Central, que, além de uma nova decoração de exteriores, passará a ser um dos principais pontos de encontro da estância, com diferentes atrações. A Praça Central é também o ponto de partida para se visitar os quatro novos restaurantes da estância, que apostam na gastronomia regional.
 
Apreciada desde o tempo da presença do Império Romano na Península Ibérica, acreditava-se que a água de Monchique, era sagrada, devido às suas propriedades de cura que levavam centenas de pessoas a Mons Cicus, o nome latino de Monchique. Rica em bicarbonato, sódio e flúor, hoje sabe-se que é a água mais alcalina de Portugal e uma das mais alcalinas do mundo, sendo especialmente indicada para o tratamento de doenças e afeções das vias respiratórias e músculo-esqueléticas, além de ajudar na recuperação da vitalidade orgânica, retardar os sinais associados ao envelhecimento e prevenir a osteoporose. Com base nestes benefícios, a Villa oferece vários programas de wellness, com durações variadas, em que os hóspedes podem ter acompanhamento médico personalizado.
 
"Nesta unidade, procuramos sobretudo revitalizar o setor termal, associando-o a programas de bem-estar holísticos, com uma estadia de prestígio aliada a experiências únicas ao nível da gastronomia, spa e programas outdoor. O plano de requalificação da unidade vem, precisamente, alavancar o destino para um nível premium no turismo nacional e internacional", refere Miguel Velez.