O Município de Faro associa-se à “Hora do Planeta”, neste sábado dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, conforme já tinha sido anunciado pela autarquia.
Devido à realização da prova de BTT “Urban Race 2015”, no mesmo dia, foi necessário definir novos locais para o corte de iluminação pública.
Assim, será desligada a iluminação da Rua de Santo António e da Rua Vasco da Gama (zona comercial da zona pedonal da baixa), ao invés do anteriormente previsto (Largo da Sé, do Jardim Manuel Bívar, do Arco da Vila, do Edifício do Paço do Concelho e do Edifício do Governo Civil).
Com este ato simbólico em defesa do ambiente, a autarquia associa-se à iniciativa da World Wildlife Fund- WWF, organização não governamental – ONG, criada em 1961 e que se tornou numa das mais respeitadas organizações independentes de conservação do ambiente.
Nos últimos oito anos, esta ação tem crescido e é hoje reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7.000 cidades e vilas em 163 países e territórios.
Pelo nono ano a Hora do Planeta vai ser celebrada nos seis continentes em vinte e quatro fusos horários do globo para juntar as pessoas contra as alterações climáticas.
Ainda no âmbito da evolução desta campanha e do conceito “Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres”, o Município de Faro instalou relógios astronómicos em cerca de 100 postes de transformação do Concelho, por forma a regular o período em que as lâmpadas estão acesas e consequentemente reduzir a energia na rede de iluminação pública.