Sociedade

Apaixonado pela fotografia mostra "Vida no Sapal de Castro Marim e VRSA"

A Casa do Sal, em Castro Marim, recebe no próximo dia 2 de fevereiro, no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas e do programa de educação ambiental da Bandeira Azul 2017, com o tema anual "O Teu Planeta é a Tua Terra", a exposição de fotografia "Vida no Sapal de Castro Marim e VRSA", por Agostinho Gomes.

PUB
 
Patente até ao dia 31 de março, esta exposição apresenta um conjunto de cerca de 80 fotografias sobre a vida na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, nomeadamente as numerosas espécies de aves aquáticas que por lá passam, fazendo desta uma das áreas de maior interesse ornitológico do país.
 
Para além da zona húmida, que abrange aproximadamente 70% da superfície da área protegida, esta integra ainda zonas secas de uso agrícola e zonas de cota mais elevada que correspondem já às encostas da serra algarvia, com espécies animais e vegetais próprias.
 
A "Vida no Sapal" é uma exposição inédita de uma reserva com o maior número de espécies de aves do país, resultado de muitas horas e dias de espera e observação, aliadas às boas técnicas de fotografar de Agostinho Manuel Soromenho Gomes, natural de Castro Marim e residente em Vila Real de St. António, que se dedica, desde os anos 80, ao seu interesse pela avifauna da região do Baixo Guadiana. 
 
A sua paixão é agora traduzida nesta exposição, que surge como ação de sensibilização para a biodiversidade e necessidade de proteção das espécies existentes nesta área de importância internacional, cujo objetivo é o de "conhecer para proteger", na lógica do "pensar global, agir local". 
 
A Casa do Sal está aberta todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com livre acesso.
 
Algarve Primeiro