Sociedade

APAV com novas instalações em Albufeira

Durante a manhã de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e o presidente da direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), João Lázaro, acompanhados por elementos do Executivo, presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Albufeira, Hélder Sousa, e vários parceiros da Instituição reuniram-se para proceder à inauguração das novas instalações da APAV, localizadas na Urbanização Habijovem, em Albufeira.

PUB
 
O Gabinete do Apoio à Vítima de Albufeira (GAV) funciona há 13 anos, na Avenida 25 de abril, no centro da cidade, na sequência de um protocolo firmado na altura entre a Associação, o Município e a GNR. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem por missão apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais. 
 
Desde então, o número de processos e de pessoas que recorrem aos serviços de aconselhamento e apoio emocional, psicológico, jurídico e social registou um aumento significativo – cerca de 220 processos/ano, envolvendo aproximadamente 500 pessoas, bem como a colaboração efetiva entre diversas entidades, nomeadamente a Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), entre outros organismos.
 
Consciente da importância da intervenção do Gabinete, junto das vítimas de crime, a Câmara Municipal assinou, no passado dia 8 de julho, um protocolo de colaboração com a APAV com vista à cedência gratuita de uma loja com cerca de 70 metros quadrados, na Urbanização Habijovem, para que esta aí possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido no concelho. “Este tipo de associações faz bastante falta à sociedade que, na conjuntura atual de crise, vive um aumento de situações complicadas que necessitam de apoio e de acompanhamento”, referiu José Carlos Rolo. O autarca sublinhou o seu empenho nesta causa, afirmando que “foi em boa hora que o Município decidiu ceder as instalações à APAV que delas farão um excelente uso em prol da comunidade, que ficará certamente satisfeita com esta melhoria”.
 
Algarve Primeiro